Futebol

Após São Januário, MP quer ampliar tecnologia de reconhecimento facial

Com 97 anos de existência, São Januário será o primeiro estádio do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia de reconhecimento facial. Foi uma das exigências do Termo de Ajustamento de Conduta que será assinado nesta manhã entre o Vasco e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

O sistema será implantado gradualmente no antigo estádio vascaíno, mas o MPRJ quer ampliar essa cobertura - que tem importante sobre benefícios e de privacidade, como analisa o jornalista Rodrigo Capelo, no blog Negócios do Esporte do ge - em breve para outros estádios do Rio de Janeiro.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, vai encaminhar a proposta para as promotorias que cuidam do setor para análise da providência ser espelhada no Maracanã e no Nilton Santos, os dois maiores estádios do Rio de Janeiro.

O sistema funciona em alguns poucos estádios do Brasil. Um deles é o Allianz Parque, do Palmeiras. Em vez de acessar o estádio com o ingresso convencional, o torcedor precisa cadastrar seu rosto no banco de dados e usá-lo para passar pela catraca. Existem benefícios imediatos - tempo de espera menor para a entrada no estádio e combate à prática de cambismo -, mas também riscos.

Existe discussão em relação à segurança dos dados cadastrados para o reconhecimento facial - a Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia de biometria - diferente do reconhecimento facial - em estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas, mas ainda há discussão sobre sua aplicação até junho de 2025, prazo previsto na lei. Em Brasília, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputadores fez a ressalva da proibição do repasse das informações, salvo em casos de defesa nacional e segurança pública, como investigação e repressão de crimes.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir