Clube

Apresentado, Alexandre Faria exalta grandeza do Vasco e fala sobre a base

Anunciado para o cargo de diretor executivo do futebol na semana passada, Alexandre Faria foi apresentado na manhã desta segunda-feira (25/06) no Complexo Esportivo de São Januário. O novo profissional cruzmaltino concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do clube ao lado do presidente Alexandre Campello, de quem recebeu elogios e total respaldo para a execução do trabalho. 

- Afirmei da última vez que aqui estive que teríamos um comitê gestor ao invés da figura de um vice-presidente de futebol. Ele já está formado e o Alexandre Faria chega para trabalhar em conjunto. É um profissional capacitado e que tem a nossa total confiança. Não irei acumular a vice-presidência, pois será esse comitê que definirá as diretrizes que serão executadas pelo Departamento de Futebol - afirmou o presidente vascaíno. 

Com passagens por outros clubes importantes do futebol nacional, casos de América-MG, Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Paysandu e Sport Recife, Alexandre Faria viu com bons olhos o primeiro contato com os profissionais que hoje integram o Departamento de Futebol. Para o novo diretor executivo, o Gigante da Colina possui um excelente corpo técnico à disposição.


- Percebi na primeira conversa que tive com o presidente que ele possui uma visão muito clara do que é responsabilidade de um executivo de futebol. Somos parte de uma engrenagem e hoje o Vasco possui uma engrenagem que funciona muito bem. Já tive reuniões com o PC Gusmão, o Jorginho e o Fabrício (Coordenador do Centro de Inteligência) e fiquei muito impressionado com o que ouvi. Sabemos da grandeza do Vasco e vamos trabalhar para oferecer as melhores condições possíveis para os atletas - disse o profissional.

Ao ser questionado sobre as metas estabelecidas após a aceitação do convite de uma das maiores equipes do país, o novo diretor executivo citou a melhora de estrutura oferecida aos atletas e a captação de reforços para a sequência da temporada. O ponto mais importante, entretanto, foi o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas categorias de base. Alexandre Faria lembrou a origem de Philippe Coutinho, destaque do Brasil na Copa do Mundo.

- A primeira medida é a organização do Departamento de Futebol para que a gente otimize o funcionamento da engrenagem. Esse funcionamento passa também pelas condições de treinamento. Em segundo lugar, mas não menos importante, é austeridade financeira absoluta.  O Vasco é um clube que todo atleta quer jogar, que todo profissional quer trabalhar, então precisamos saber valorizar isso. A partir do momento que um jogador ou profissional recebe a chancela desse clube, isso já é um valor agregado muito grande - declarou Alexandre, acrescentando logo em seguida. 

Iremos trabalhar pra trazer os melhores atletas do mercado sem extrapolar o orçamento que nos foi passado, até porque a manutenção do salário em dia é um pilar da presidência. Por fim, o terceiro item, que é o que mais me encanta no projeto apresentado pelo clube, é o fortalecimento das categorias de base, algo que sempre foi forte do Vasco. O caminho do futebol brasileiro é esse. O Philippe Coutinho é na minha opinião o melhor jogador da Copa do Mundo e foi revelado aqui dentro - concluiu o diretor executivo.

Foto: Site Oficial do VascoAlexandre Faria
Alexandre Faria

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário