Futebol

Arbitragem de Vasco x Audax Italiano foi repleta de polêmicas

A derrota do Vasco para o Audax Italiano, na noite desta terça-feira, em São Januário, pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana, foi recheada de polêmicas de arbitragem. Principalmente pelas expulsões de JP e Cuesta. O ge lista abaixo os lances que revoltaram o time da casa.

Expulsão de JP

JP flertou com a expulsão ainda no começo do duelo, aos 10 minutos do primeiro tempo. Em uma tentativa de chute, ele chutou a sola de Mateos. A partida seguiu, mas logo o árbitro Hernan Heras, do Uruguai, foi chamado pelo compatriota Diego Dunajec, que estava no VAR, para dar um possível vermelho. O homem do apito optou por amarelar.

Aos 35, o meio-campista levou o segundo cartão amarelo em uma falta sofrida por ele mesmo. O jogador do Audax Italiano chegou atrasado e deu uma entrada no atleta do Vasco, mas o árbitro Hernan Heras caiu na simulação do chinelo e expulsou JP.

Houve reclamação por parte dos jogadores e do treinador Renato Gaúcho, mas o VAR não pode revisar situações de segundo cartão amarelo. Esses tipos de lance vão mudar a partir da Copa do Mundo, com os árbitros podendo revisar jogadores expulsos por dois amarelos.

Mesmo com um a menos, o Vasco abriu o placar com Brenner e foi para o intervalo com vantagem.

Pênalti e expulsão de Cuesta

Na reta final do jogo, quando a partida estava em 1 a 1, Cuesta foi expulso por agarrar Diego Coelho após tentativa de lançamento do Audax no campo de ataque. O colombiano começou a segurar o atacante fora da área e terminou o movimento dentro.

De novo, o VAR recomendou revisão, e o árbitro acatou. Após olhar o lance no monitor, Hernan Heras marcou pênalti e expulsou o defensor.

A reclamação dos jogadores do Vasco foi ainda mais acintosa — Hugo Moura chegou a levar cartão amarelo por gesticular em protesto com o árbitro. Na marca da cal, Troyansky marcou e virou o jogo para o Audax Italiano.

Cera e atuação do VAR

Os vascaínos reclamaram principalmente desses dois lances, mas claramente desaprovaram outros momentos da atuação do árbitro. Jogadores e comissão técnica reclamaram muito de inversões de laterais, escanteios não marcados e o tempo de jogo que o Audax matou quando tinha a vantagem no placar.

A atuação do VAR também foi questionada nas duas expulsões. Na primeira, por desconhecimento da regra, já que o time do vídeo não pode acionar o árbitro de campo para revisar cartões amarelos, como foi o caso com JP.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44