⚠️ EXCLUSIVO: Vídeo mostra que arbitragem não autorizou atendimento a Léo Jardim durante as substituições, contrariando a súmula do juíz Flávio Rodrigues; fisioterapeuta do Vasco diz que assistente o impediu
O #CanaldoPedrosa teve acesso exclusivo a um vídeo que mostra que o fisioterapeuta do Vasco Eduardo Calçada, que seria o responsável por atender o goleiro Léo Jardim antes do juíz Flávio Rodrigues o expulsar, não foi autorizado a entrar em campo durante o procedimento de substituições, contrariando a súmula do árbitro e também a Comissão de Arbitragem da CBF.
Após toda polêmica envolvendo a expulsão de Léo Jardim diante do Internacional, o Vasco divulgou um exame de imagem comprovando que o atleta precisava de atendimento pela lesão na região da bacia. A comissão de arbitragem, mesmo depois da divulgação do documento, afirma que o goleiro “não quis atendimento”. Veja o que foi registrado na súmula:
“Motivo: A3. Retardar o reinicio do jogo - Após ser advertido anteriormente por retardar o renicio de jogo, expulsei com segundo cartão amarelo o sr. Leonardo César Jardim, n° 1 da equipe do Vasco da Gama, por de maneira desrespeitosa retardar o reinicio de jogo da sua equipe caindo ao solo sem motivo aparente, mesmo sendo solicitado tanto por mim quanto pelo assistente n 1, negou-se a levantar. Ressalto ainda que o mesmo ficou caido durante todo o procedimento de substituições, tendo tempo suficiente para ser atendido, não o fazendo”.
Na imagem é possível ver que Eduardo Calçada, fisioterapeuta do clube, caminha em direção ao goleiro e, quando vai prestar o atendimento, o bandeira faz um sinal pedindo para o profissional esperar o procedimento de substituições. Léo Jardim acabou não sendo atendido no tempo em que o árbitro Flávio Rodrigues alega, em súmula, que o arqueiro teria para receber o suporte. Logo depois das substituições Flávio Rodrigues caminha em direção a Léo Jardim, o adverte e o expulsa em seguida.
E O MÉDICO DO VASCO? ONDE ESTAVA?
Como a imagem não tem áudio, procurei o Vasco da Gama para entender a situação. Segundo apuramos com a assessoria do clube, o médico Gustavo Caldeira, que é o responsável pelos atendimentos, estava no suporte de Lucas Piton, que estava com dores e foi substituído em seguida.
Eduardo Calçada, fisioterapeuta do clube, assim como a imagem mostra, prestaria o atendimento a Léo Jardim. Ele afirma que o bandeira foi até a grande área e não autorizou o atendimento do profissional ao goleiro e, desta forma, a súmula do juíz Flávio Rodrigues, mostrada acima, não teria coerência com os fatos.
#CanaldoPedrosa
⚠️ EXCLUSIVO: Vídeo mostra que arbitragem não autorizou atendimento a Léo Jardim durante as substituições, contrariando a súmula do juíz Flávio Rodrigues; fisioterapeuta do Vasco diz que assistente o impediu
— Lucas Pedrosa (@pedrosa) July 29, 2025
O #CanaldoPedrosa teve acesso exclusivo a um vídeo que mostra que o… pic.twitter.com/6IhNiRY1Cd