Futebol

Arbitral irá definir datas para a retomada do futebol carioca

O governo do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta sexta-feira o protocolo médico proposto pelos clubes da Série A do Campeonato Carioca e afirmou que analisa datas para o retorno da competição. O estado classificou como "passo muito importante" os estudos feitos para a volta do futebol.

Agora, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) irá marcar nos próximos dias uma nova reunião para votação da data de retorno do torneio, o que será decidido após análise, também, das estatísticas da Covid-19 no estado.

O pronunciamento do governo

"Os pontos apresentados no protocolo “Jogo Seguro” representam um grande avanço e um passo muito importante para um planejamento seguro do retorno dos jogos de futebol. O documento está baseado em padrões internacionais e prevê medidas de segurança, higiene e isolamento social, para evitar o risco de contágio da Covid-19 entre os envolvidos. Inclusive, atende ao decreto do Governo do Estado, com a realização de partidas mediante ausência de público.

A data para retomada das competições está sendo analisada, diante dos quesitos necessários para a realização dos jogos, considerando as estatísticas do cenário da Covid-19 no Estado, e também os posicionamentos dos clubes e dos atletas envolvidos".

Na última quarta-feira, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Bornier, já havia afirmado que a tendência era de resposta positiva.

- Nossa prioridade é o retorno. Se a gente consegue controlar a curva, o número de leitos e conseguir oferecer segurança a todos os envolvidos, nada impedirá o retorno.

No Rio de Janeiro, o boletim de terça-feira informou que nas 24 horas anteriores foram confirmados 1402 novos casos de Covid-19, com 225 mortes. De quarta para quinta-feira, houve aumento de 1.8% no total de casos confirmados e 3.1% no total de mortes. A taxa de letalidade no estado é de 9.72%.

Quando anunciou a liberação de treinos com restrições a partir do início deste mês, o prefeito Marcelo Crivella informou que no meio de junho uma nova reunião da sua comissão científica analisaria a curva da pandemia para definir a liberação de jogos na segunda quinzena do mês ou somente em julho, como era o plano inicial do órgão.

Próximos passos para a retomada

A Ferj aguardava o aval do governo estadual para marcar um novo arbitral no qual será escolhida a data do retorno dos jogos. Há um impasse nessa questão, já que Fluminense e Botafogo são contrários à retomada imediata.

A entidade já anunciou que a escolha de data será feita por maioria, decisão que também sofre oposição do clube das Laranjeiras. O entendimento dos tricolores é de que se trata de uma mudança de regulamento, o que tornaria obrigatória a unanimidade para aprovação, e não de caso omisso, interpretação da Ferj que lhe dá a prerrogativa de adotar a decisão da maioria. Flamengo e Vasco se posicionaram ao lado da entidade nessa questão.

No arbitral realizado no último sábado, o Fluminense somente enviou representante, Marcelo Penha, e se posicionou de forma contrária à retomada, como fez o Botafogo. Apesar desta posição, ambos os clubes aprovaram o protocolo de segurança entendendo que se trata somente de uma ferramenta para a retomada, e não aprovação do retorno das atividades em si.

Fonte: (ge)
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri