Futebol

Arbitral serviu para aprovar mudanças no regulamento da competição

Após muitas horas de reunião virtual, o arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) indicou que o Campeonato Carioca pode voltar ainda nesta semana. Para isso acontecer aguardam o aval das autoridades governamentais e sanitárias para bater o martelo.

Antes de ter o ok, a entidade já começou a elaborar a tabela e sugeriu a retomada dos jogos a partir de sábado (20 de junho). No entanto, Flamengo e Bangu concordaram em se enfrentar na quinta-feira (18). O Vasco voltaria a campo no domingo (21), contra o Macaé. Em contato rápido com a reportagem, o presidente Alexandre Campello garantiu o retorno do time.

Botafogo e Fluminense, que jogariam na próxima segunda-feira (22), foram contrários ao retorno nesta semana. Os dois clubes são a favor de voltar a jogar a partir do dia 29. Ambos ainda não retornaram as atividades nos locais de treinamento e nem realizaram testes de Covid-19. Nelson Mufarrej, presidente alvinegro, se manifestou através de nota oficial.

“É uma decisão de profunda desconexão com a realidade. Infelizmente, a maioria dos clubes no Arbitral entendeu ser o momento de voltar a disputar jogos, a despeito do cenário caótico vivenciado. Fomos contrários. Além disso, a preparação física, após longo período sem contato com bola, precisa de um trabalho adequado. Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o Arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, nesse momento, não é de competição ou disputas”

Assim como o Botafogo, o Fluminense também cogita entrar na Justiça para não entrar em campo. Nesta terça-feira, está marcada uma nova reunião virtual entre a Ferj e os clubes.

Regulamento modificado

Além de debater a volta do futebol, o arbitral serviu para aprovar mudanças no regulamento da competição. A principal delas foi o aumento nas substituições, passando de três para cinco, desde que seja feita em três paralisações. Outra medida foi aumentar para 12 o número de atletas amadores, antes eram apenas quatro. Por fim, um atleta que já disputou o Carioca 2020 por uma equipe, vai poder defender um outro clube nas rodadas que restam.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri