A queda de uma árvore interditou a Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, no sentido Leblon, Zona Sul do Rio, na tarde desta sexta-feira (14). A árvore caiu sobre a fiação na altura da Rua General Tasso Fragoso e dois postes foram atingidos. Os semáforos foram desligados por conta disso. Às 15h30, o acesso para a Lagoa pelo Viaduto Saint Hilaire foi interditado e permanecia até as 18h20.
De acordo com o Centro de Operações Rio, o trânsito começou a ser desviado às 15h20 para uma faixa reversível montada na pista sentido Humaitá, e para a Rua Maria Angélica, Avenida Alexandre Ferreira e Avenida Lineu de Paula Machado.
Uma faixa da Borges de Medeiros foi liberada pouco depois das 19h, mais de 4 horas depois da interdição.
Para os motoristas que saem do Túnel Rebouças, a rota alternativa para o Leblon e Autoestrada Lagoa-Barra é a Rua Jardim Botânico. Alguns pontos estavam com impacto no trânsito, segundo o COR. Veja (atualizado às 17h50):
▶️ Avenida Borges de Medeiros, sentido Túnel Rebouças: lentidão entre o acesso pelo Jardim de Alah e o Elevado Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Mello (acesso ao Rebouças, sentido Zona Norte).
▶️ Avenida Epitácio Pessoa: no sentido Ipanema, trânsito intenso entre o Viaduto Saint Hilaire e a Rua Fonte da Saudade. No sentido Túnel Rebouças, retenções entre o Corte do Cantagalo e o Elevado Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Mello (acesso ao Rebouças, sentido Zona Norte).
▶️ Rua Jardim Botânico, sentido Gávea: trânsito intenso entre o acesso pelo Túnel Rebouças e a Rua Maria Angélica.
A CET-Rio, a Comlurb, o Corpo de Bombeiros e a Light foram acionados. Às 18h20, a árvore estava sendo cortada para poder ser removida do local.
De acordo com a Light, a energia foi desligada em alguns trechos por segurança.
Um galho também caiu sobre a fiação na Estrada dos Bandeirantes, sentido Vargem Grande, na altura da Avenida Olof Palme, no Camorim, na Zona Sudoeste do Rio. De acordo com o Centro de Operações Rio, o trânsito também era intenso no trecho.