Futebol

As análises do VAR de possíveis pênaltis e simulação em Vasco x Grêmio

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, neste domingo, as análises do VAR em três lances polêmicos da partida entre Vasco x Grêmio, em São Januário, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre os principais, os gremistas reclamaram de uma penalidade de Lucas Piton, enquanto os vascaínos pediram pênalti por uma suposta infração de Rodrigo Ely.

Possível pênalti de Lucas Piton

O lance aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento vindo da esquerda, Diego Costa, do Grêmio, tenta dominar a bola dentro da grande área, ela escapa e bate no braço do lateral-esquerdo do Vasco. Após checagem do VAR, Flávio Rodrigues de Souza mantém a decisão de campo.

Na análise, os árbitros assistentes de vídeo entendem que Piton, ao perceber que a bola iria bater em seu braço, o recolhe, mas pondera ser "um movimento de reação" e "não uma mão deliberada". Porém, recomenda a revisão porque "o braço não está em posição natural".

Para Flávio Rodrigues de Souza, Piton está numa ação de disputa. Por isso, vê o lance como natural e não acredita que houve ação de bloqueio. Devido a isso, mantém a decisão de não marcar o pênalti.

Possível pênalti de Rodrigo Ely

Já o lance reclamado pelo Vasco acontece aos 4 minutos do segundo tempo. Na ocasião, Galdames reclama de ter sido calçado pelo zagueiro Rodrigo Ely, do Grêmio, dentro da grande área. O VAR não chamou o árbitro e o jogo seguiu.

Na análise, os árbitros assistentes de vídeo debatem e entendem que o lance é imprudente. Porém, como a bola está em disputa e nenhum dos dois atletas tocaram na bola, entendem que o contato foi casual por conta da disputa de espaço.



Simulação de Rossi

Por fim o lance que menos gerou polêmica foi a revisão de um possível pênalti sofrido por Rossi, ainda no primeiro tempo. Na ocasião, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza foi ao VAR e, além de anular a penalidade, também deu cartão amarelo para o atacante do Vasco por simulação.

Fonte: ge
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir