Futebol

As cláusulas do contrato de Fernando Diniz com o Vasco

A diretoria exaltou uma nova diretriz no acordo que mostra uma nova forma de enxergar as contratações, baseadas em ideias em comum, mas do que na questão financeira.

Por ter o desejo de firmar a parceria com o presidente Pedrinho, Diniz topou cláusulas diferentes das de outros treinadores, que exigem todo o contrato em caso de demissão.

A ideia do Vasco era evitar casos como o do português Pedro Caixinha, que deixou o Santos após quatro meses e foi à Fifa exigir R$ 15 milhões de multa, como previa o contrato.

O mesmo vale para o atacante Dudu, que rescindiu com o Cruzeiro e foi para o Atlético-MG, e receberá dos dois clubes ao mesmo tempo até o fim do ano.

As multas do Diniz são ajustadas conforme o passar do tempo. Se o trabalho durar três meses é um valor maior, se durar seis meses a multa cai. Tudo baseado no salário.

Logo, se o profissional não performar, não deixa uma herança de dívida, asfixiando o caixa, arranhando a credibilidade e a imagem do clube e do profissional.

Por outro lado, as metas esportivas ficam mais agressivas, tornando-se uma remuneração que valoriza o trabalho, o processo, e faz a conquista ser o objetivo. Mas essas bonificações são moderadas.

A ideia não é gastar dinheiro pelo título e deixar mais dívida como efeito colateral. E sim fazer com que o Vasco volte a ser protagonista. Essa tarefa agora, será de Diniz.

O técnico se apresenta nesta segunda-feira e comanda o time contra o Lanús, pela Sul-Americana.

O contrato entre Vasco e Fernando Diniz até o fim de 2026 foi comemorado pelas partes por incentivar um trabalho a longo prazo, mas respeitar os dois lados em caso de insucesso.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 20/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 24/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 17
Jogos
Vitórias 10 (33,33%)
Empates 9 (30,00%)
Derrotas 11 (36,67%)
Total 30
Gols
Marcados 36 (52,94%)
Sofrido 32 (47,06%)
Total 68
Saldo 4
Cartões
Amarelos 67 (97,10%)
Vermelhos 2 (2,90%)
Total 69