Clube

As curiosidades do Vasco nas Copas

O VASCO NAS COPAS
 
Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.
 
Começamos pela primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai. A Seleção Brasileira teve 4 jogadores vascaínos.

A primeira Copa do Mundo contou com 13 seleções. O Brasil, que participou de todas as Copas, ficou no grupo 2, com Iugoslávia e Bolívia. Apenas uma seleção se classificava.
 
O Vasco foi representado por 4 atletas na equipe brasileira: Itália, Brilhante, Fausto e Russinho.



Itália e Brilhante, que formavam a dupla de zaga no Vasco da Gama, foram convocados como dupla titular também da Seleção Brasileira.
 
Eles formaram a defesa na primeira partida, contra a Iugoslávia. No segundo encontro, contra a Bolívia, Brilhante perdeu a vaga de titular.



Russinho, primeiro artilheiro do Vasco e goleador máximo do Carioca de 1929, com 23 gols, ficou de fora contra a Iugoslávia. Contra a Bolívia, atuou de meia. A medalha de participação de Russinho na Copa de 1930 é um dos raros itens expostos no Espaço Experiência CRVG.

Grande destaque da Seleção, Fausto dos Santos era o quarto atleta vascaíno.
 
Descrito como o melhor jogador do Brasil, Fausto recebeu da imprensa uruguaia o apelido de "La Maravilla Negra". O médio Fausto, que nos dias atuais seria chamado de volante, foi titular nos dois jogos.



Na Copa de 30, o Brasil jogou apenas duas partidas. Nosso desempenho na primeira edição não refletiu a força do futebol brasileiro. No grupo 2, o Brasil perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1 e venceu a Bolívia por 4 a 0. Em segundo lugar no grupo, viu a Iugoslávia passar de fase.



Um episódio envolvendo Vasco, Brasil, Iugoslávia e Real Madrid merece destaque. Ao fim da Copa, a Iugoslávia disputou, em São Januário, um amistoso contra o Vasco. O Gigante vingou a Seleção e venceu os europeus por 6 a 1, com gols de Russinho (3), Sant'anna (2) e Mario Mattos.

Em 1931, o Vasco fez a sua primeira excursão à Europa. O dirigente José da Silva Rocha, o “Rochinha”, relatou no Relatório da Diretoria daquele ano que o Real Madrid “fugiu” de jogar contra o Vasco por conta da goleada vascaína contra os iugoslavos, que venceram a equipe merengue

Fonte: Twitter de São Januário
  • Domingo, 06/11/2022 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Ituano Ituano 0
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Municipal Doutor Novelli Junior
  • (14/01 - Sáb) ou (15/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara São Januário
  • Terça-feira, 17/01/2023 às 21h00
    Vasco Vasco
    River Plate River Plate
    Amistoso Internacional Orlando City Stadium
  • (18/01 - Qua) ou (19/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Audax - RJ Audax - RJ
    Taça Guanabara A definir
  • Sábado, 21/01/2023 às 21h00
    Vasco Vasco
    Inter Miami Inter Miami
    Amistoso Internacional Lockhart Stadium
  • (21/01 - Sáb) ou (22/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara A definir
  • (25/01 - Qua) ou (26/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara Luso-Brasileiro