Clube

As reações após pedido bem-humorado de Eduardo Paes sobre o Vasco

Diante de investidores estrangeiros e de representantes do governo da Arábia Saudita, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quebrou o protocolo nesta quarta-feira e fez um apelo bem-humorado por socorro ao Vasco da Gama, clube do qual é torcedor. Paes disse aos visitantes que qualquer investimento no Vasco seria bem-vindo, por considerar a situação atual do clube "muito crítica".

Paes discursou na abertura do FII Priority Summit, evento organizado pelo Future Investment Initiative Institute ("Instituto Iniciativa de Investimento no Futuro", em tradução literal). O instituto é uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo Fundo de Investimento Público (FIP), ligado ao governo da Arábia Saudita. O evento pela primeira vez é realizado no Rio, no hotel Copacabana Palace.

Em sua fala, o prefeito do Rio elencou possíveis frentes de investimento no Rio e destacou, entre outras áreas, a "icônica economia do carnaval, do futebol e da celebração da vida". Neste momento, Paes fez um pedido bem-humorado por auxílio ao Vasco.

-- É óbvio que alguns investidores, nossos visitantes, não vão entender, mas se alguém aqui quiser investir no Vasco da Gama eu e o presidente Lula agradecemos muito. A situação é muito crítica nesse momento – afirmou Paes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também compareceu ao evento e assistia ao discurso do prefeito, reagiu com um sorriso. Lula, torcedor do Corinthians, já manifestou diversas vezes que tem simpatia pelo Vasco no Rio.

Quem também sorriu com a mensagem de Paes foi o gestor do Fundo de Investimento Público saudita, Yasir Al-Rumayyan, que estava sentado ao lado de Lula. Rumayyan também está à frente de diferentes empresas sauditas, como a petrolífera Aramco, além de ser o atual presidente do clube de futebol Newcastle, da Inglaterra.

Em sua fala, pouco depois de Paes, Rumayyan lembrou que cerca de 20% do orçamento do Fundo de Investimento Público saudita é voltado para projetos no exterior, em países como o Brasil. Nos cálculos de Rumayyan, a verba totaliza cerca de US$ 200 bilhões.

O fundo saudita comprou participação majoritária no Newcastle em 2021. Ao citar que um de seus enfoques é o investimento em entretenimento e esportes, Rumayyan afirmou, referindo-se ao Brasil, que estava "no melhor lugar para estar discutindo futebol". O ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que atuava como moderador da palestra de Rumayyan, aproveitou a deixa para engrossar o coro em favor do Vasco.

-- Também faço parte da turma do Vasco, junto com o prefeito Eduardo Paes – brincou Barbosa.

Com o mote "investir em dignidade", o FII Priority Summit discute iniciativas como inclusão social, transição energética e sustentabilidade.

Fonte: Agência O Globo
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir