Futebol

Assim como a CBF, Conmebol pretende adotar fair play financeiro em torneios

A exemplo do que pede a Uefa desde 2003 e ratificou a Fifa em 2007, a Conmebol passará a exigir em seu novo estatuto que os clubes apresentem balanços financeiros e não acumulem dívidas para que possam participar de suas competições. A informação foi revelada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

A medida barraria times com salários ou direitos de imagem atrasados como Palmeiras, Flamengo e Vasco dos torneios sul-americanos.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, ela não teria aplicação imediata e a entidade concederia às equipes um prazo para que pudessem se adaptar antes de entrar em vigor. Ela foi aprovada em agosto e abrange cinco áreas no total: financeira, administrativa, jurídica, infraestrutura e jurídica.

Os requisitos para obter a licença anual deverão ser anunciados em breve pela Conmebol e estão alinhados com o chamado “fair play financeiro”, que se encontra na moda no País após as reivindicações do grupo formado por mais de 300 jogadores “Bom Senso F.C que pede para que a CBF passe a adotar o critério.

No futebol europeu, já foram punidos pela “ficha limpa” Málaga, Besiktas, PAOK, Portsmouth e CSKA Sofia nas últimas temporadas.

Fonte: ESPN Brasil
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33