O primeiro jogo da semifinal do Carioca coloca frente a frente os times que duelaram pela mesma fase, mas da Copa do Brasil em dezembro. Na ocasião, o Vasco levou a melhor e avançou à final, embora não tenha ficado com o título. Além da taça ter escapado de Vasco e Fluminense, os dois clubes também perderam peças importantes desde então.
Do lado vascaíno, o atacante Rayan, destaque da equipe em 2025, foi vendido ao Bournemouth em janeiro. A principal referência ofensiva do time — autor de 20 gols em 57 jogos na temporada passada — deixou o clube, algo que impactou diretamente os números do setor.
No Fluminense, o zagueiro, capitão e ídolo da torcida, Thiago Silva optou por deixar o clube poucos dias após a eliminação para o rival. A saída gerou a sensação de perda de um pilar do sistema defensivo. A diretoria contratou Jemmes, ex-Mirassol, mas ainda não definiu sua dupla de zaga titular, embora os números defensivos não sejam motivo de preocupação até aqui.
O ge perguntou a comentaristas quem faz mais falta neste momento. Veja as opiniões abaixo:
Jéssica Cescon:
— Sem dúvida, Rayan faz muito mais falta para o Vasco do que o Thiago Silva ao Fluminense. Isso não é uma comparação de quem é um jogador melhor, de quem é maior, e acho que nem tem comparação entre esses dois. Mas o Rayan era imprescindível para o Vasco fazer gols. Vamos como o Vasco está sentindo falta dele e como deixou de marcar gols. Embora o volume de jogo seja grande, tenha muitas finalizações, não consegue colocar a bola na rede.
— Enquanto que o Fluminense teve a saída do Thiago Silva, mas tem no sistema defensivo um coletivo muito bem armado, uma equipe muito bem postada, que conseguiu suprir essa ausência do Thiago Silva. Por incrível que pareça, sente muito menos. O Fluminense continua jogando muito bem, sofrendo poucos gols, enquanto o Vasco tem sofrido demais nesse início de temporada, justamente porque perdeu aquela característica individual, que era o talento do Rayan para fazer o gol acontecer.
Fellipe Bastos:
— Hoje, para mim, quem faz mais falta é o Rayan porque o Fluminense, hoje, joga o melhor futebol do Brasil. É um time equilibrado, que taticamente consegue entregar muitas coisas. Já o Vasco tem um defeito muito grande na temporada. O Rayan era o cara dos gols, decisivo e no ano passado conseguiu ser esse cara. Acho que o Vasco falta ainda encontrar esse jogador dentro do seu elenco e por isso que eu acho que o Rayan faz mais falta que o Thiago Silva. Logicamente que o Thiago Silva faz falta à torcida, mas o Rayan, para mim, faz mais falta ao Vasco por conta de gols, que é o que vem faltando ao time.
Belle Suarez:
— Eu acho que o Ryan faz mais falta pro Vasco do que o Thiago Silva para o Fluminense. Vejo que o Zubeldía conseguiu encontrar soluções coletivas para que o Fluminense não dependesse tanto assim do Thiago Silva. Desde a saída do Renato e com a chegada do Luiz Zubeldia, o time vem de ajustando para não depender apenas de um ou dois jogadores. É claro que a gente sempre vai apontar aqueles mais habilidosos, aqueles jogadores mais desequilibrantes. O Thiago Silva, na defesa, é muito importante (...).
— Do lado do Vasco, o Diniz ainda está buscando encontrar essas soluções, a ausência do Rayan ainda não foi suprida, bem verdade que o Vasco contratou outros nomes, contratou o Hinestroza, o Brenner, o Spinelli, jogadores para reforçar esse terço final, mas que ainda não se ajustaram ao esquema do Diniz. E coletivamente o Diniz parece ainda não ter encontrado as soluções necessárias para suprir essa ausência do Rayan.
Vasco e Fluminense se reencontram quase dois meses e meio depois do duelo pela Copa do Brasil. O vencedor do confronto de ida e volta está na final do Campeonato Carioca.
Mais lidas