Imprensa

Associação emite nota após críticas de Euriquinho a Rodrigo Caetano

Tal pai tal filho. A primeira entrevista que Eurico Brandão, o Euriquinho, filho do presidente do Vasco concedeu, publicada nesta quinta-feira pelo GloboEsporte.com repercutiu muito mal entre os diretores executivos de futebol. A associação da classe, Abex, fundada em 2011, procurou o blog para responder e manifestar "total contrariedade à opinião do filho do presidente do Vasco".

Euriquinho, que não tem cargo remunerado e atua como espécie de executivo de futebol do clube, bateu forte em Rodrigo Caetano, ex-diretor do Vasco. Ao defender dirigentes "amadores" para os clubes, o filho de Eurico declarou:

- O profissional não está preocupado com isso, ele tem que mostrar resultado imediato para renovar o contrato dele ou para seguir para outro clube. É como o treinador. O que ele quer? Quer que sempre que se contrate cada vez mais. Claro, o time fica forte e ele pode andar. Agora, a responsabilidade em relação ao ano seguinte, o outro ano e o outro ano é do cara amador. O amador vai ficar no Vasco, não vai para o Flamengo, como é o caso do Rodrigo Caetano

Vale lembrar que Paulo Angioni, atual gerente de futebol do Vasco, é membro da Abex. Abaixo, a íntegra da nota do presidente da associação, Ocimar Bolicenho.

- A Associação Brasileira dos Executivos de Futebol vem a público manifestar sua total contrariedade à opinião do filho do Presidente do Vasco da Gama divulgada na data de hoje sobre a conduta dos profissionais do futebol. É importante esclarecer, a bem da verdade, que nenhum profissional tem autonomia e alçada para realizar contratações e/ou qualquer outro tipo de despesas que desrespeite o orçamento do Clube. Cabe ao dirigente estatutário, que é chamado de amador pelo dirigente que concedeu a entrevista, a palavra final até porque é ele quem vai assinar os contratos e a documentação pertinente.

- Também não corresponde à verdade que o profissional não se importa com o futuro do Clube. Basta verificar a situação dos centenários clubes brasileiros que até agora foram geridos pelas decisões de seus dirigentes estatutários. A ABEX como instituição prega a seus afiliados que o Clube deve sempre ser preservado e respeitado em qualquer tomada de decisão que envolva o cotidiano do profissional. A orientação institucional é de que todos tenham o máximo cuidado para que as finanças não sejam comprometidas. Acreditamos também que a profissionalização do futebol brasileiro é a única esperança de vermos nosso futebol no lugar que merece. Para isso será necessário um "grande entrosamento" entre o dirigente estatutário eleito pelo Clube e o profissional contratado para gerir o departamento de futebol. Acreditamos piamente nisso e iremos continuar lutando para que os clubes brasileiros sejam mais respeitados e movidos pela razão ao invés de serem tratados exclusivamente com a emoção"

Fonte: Blog Bastidores F.C - ge
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco 1
    Flamengo Flamengo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (28,85%)
Empates 19 (36,54%)
Derrotas 18 (34,62%)
Total 52
Gols
Marcados 69 (51,88%)
Sofrido 64 (48,12%)
Total 133
Saldo 5
Cartões
Amarelos 116 (95,87%)
Vermelhos 5 (4,13%)
Total 121