Antes de mais nada, o atacante equatoriano Billy Arce, de 27 anos, foi oferecido ao Vasco. Ele ficou livre no mercado da bola após não ter seu contrato renovado pelo Atlético Nacional, da Colômbia. O vínculo expirou em 31 de dezembro de 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que Billy Arce negociava a extensão do vínculo, mas as conversas emperraram por conta de um impasse. O ponta esquerda pediu renovação por mais três anos, mas o clube colombiano ofereceu apenas um.
Sem acordo, o Atlético Nacional liberou o equatoriano para procurar outro clube, e ele foi oferecido ao Vasco. Intermediários com grande entrada nos bastidores do clube sugeriu o nome ao diretor esportivo do Vasco, Admar Lopes, nos últimos dias.
No entanto, o português repassou a possibilidade para o técnico Fernando Diniz antes de abrir conversas com o estafe do jogador. Billy Arce recebeu sondagens do América de Cali, da Colômbia, Colo-Colo, do Chile, LDU, do Equador, e Peñarol, do Uruguai.
No entanto, o jogador, que teve breve passagem pelo Santos em 2024, vê com bons olhos uma transferência para o futebol brasileiro. Ele, aliás, estaria disposto a defender o Vasco, desde que o clube apresenta um projeto esportivo considerado atrativo.
Ainda segundo apurou a reportagem, o diretor esportivo irá conversar com Fernando Diniz Júnior para definir se avança ou descarta a negociação. A eventual chegada de Billy Arce poderia ajudar reforçar o ataque do Vasco.
O elenco comandado por Fernando Diniz conta com o português Nuno Moreia como principal opção para o setor. Matheus França, quando iniciou carreira no Flamengo, atuou pelo lado esquerdo do campo em algumas oportunidades, mas não convenceu.
Como foi a passagem de Billy Arce pelo Atlético Nacional?
Antes de tudo, Billy Arce surgiu para o futebol no Independiente del Valle, do Equador, em 2016. Posteriormente, passou pelo Brighton, da Inglaterra, Extremadura, da Espanha, e Peñarol, do Uruguai. No Brasil, teve breve passagem pelo Santos em 2024.
O atacante atua na Colômbia desde 2023. Por lá, vestiu as camisas do Deportivo Pasto, Onde Caldas e Atlético Nacional. Em 2025, representou o clube em 37 oportunidades, assinalou três gols e contribuiu com uma assistência.