Futebol

Ataque vive fase de queda de rendimento

Na via-crúcis vascaína no Campeonato Brasileiro, o sistema defensivo tem sido pego para Cristo.

A torcida tem vaiado os jogadores do setor, companheiros de time tem feito críticas veladas e a pressão sobre os zagueiros é a maior.

Porém, o ataque, ou falta dele, tem colaboração considerável no caminho do Vasco em direção ao penúltimo lugar da competição.

Depois da partida contra o Internacional, a primeira do returno, o desempenho ofensivo do Cruzmaltino despencou na mesma proporção que o time na tabela de classificação. A média de gols caiu para menos da metade e os dados da parceria LANCE! e Footstats mostram que os fundamentos do time referentes ao setor caíram em relação ao primeiro turno.

Os motivos para a queda de rendimento dos homens da frente são muitos. Passa pela saída de jogadores titulares do meio-de-campo, como Leandro Bomfim e Morais, pela lesão de Wagner Diniz e até pela transferência de Jean para os Emirados Árabes. Mesmo assim, Leandro Amaral e Edmundo, titulares do ataque vascaíno, são os que ficam com a conta.

Os dois não andam íntimos das redes. Nos oitos jogos do segundo turno da Série A do Brasileiro, os dois marcaram apenas três vezes.

A pontaria de Edmundo no gol vascaíno sobre o Ipatinga tem sido exceção à regra.

De olho no problema do setor e em busca de soluções para livrar o Vasco da Segunda Divisão, o técnico Renato Gaúcho, além de união, prega equilíbrio entre os setores do time de São Januário.

– Não adianta eu ter uma defesa forte e o meu ataque não funcionar.

Se eu fizer os gols e atrás eu não estiver bem, também não serve. O Vasco precisa de ter um equilíbrio entre os quatro setores, se considerarmos também o goleiro. Queremos uma defesa forte, um meio-decampo que dê ritmo ao jogo e um ataque que faça os gols que precisamos – enumerou o treinador.

De certa forma, a defesa vascaína tem mantido o equilíbrio, mesmo que isso não represente muita coisa. A segunda mais vazada do campeonato, com 53 gols, ela é regular, com uma média de 1,95 gols sofridos no primeiro turno contra 2 no segundo. Já o ataque...

Leandro Amaral e Edmundo tem reclamado que as bolas não tem chegado ao ataque

“Não adianta contarmos com uma defesa boa se o ataque não fizer gols e vice-versa. O Vasco precisa se equilibrar para voltar a jogar bem”
Renato Gaúcho, sobre a má fase do ataque /b>

Está mal

14 Gols fizeram Edmundo e Leandro Amaral, enquanto Kléber Pereira, do Santos, marcou 19.

3 Gols os dois marcaram em oito jogos do segundo turno.

Fonte: Lance
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Boca Juniors Boca Juniors 0
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 25 (43,86%)
Empates 16 (28,07%)
Derrotas 16 (28,07%)
Total 57
Gols
Marcados 79 (57,25%)
Sofrido 59 (42,75%)
Total 138
Saldo 20
Cartões
Amarelos 114 (91,94%)
Vermelhos 10 (8,06%)
Total 124