Futebol

Atuação contra o Madureira compra tônica do Vasco em 2021

A atuação no 2 a 1 sobre o Madureira, sábado, comprovou a tônica do Vasco em 2021: ataque envolvente, defesa frágil na bola pelo alto. A deficiência no fundamento colocou em risco uma vitória que deveria ser mais tranquila dada a produção da equipe e manteve o alerta ligado para a Série B, o principal objetivo na temporada.

Na classificação à final da Taça Rio, o time de Marcelo Cabo mostrou mais uma vez alternativas ofensivas, algo que deixou a desejar no ano anterior e contribuiu para o rebaixamento. Foram dois gols, 21 finalizações, uma bola na trave e 68% de posse de bola. O problema é que basta a aliança entre um bom cruzamento e um bom cabeceador no time adversário para o jogo ficar complicado.

Se foi assim no Carioca e nas primeiras fases da Copa do Brasil, como será que o Vasco irá se sair na tentativa de voltar para a Série A? Em tese, a competição tem um nível de exigência maior.

- Se sofrermos um gol e fizermos quatro, se tomarmos um gol e fizermos três, é porque nosso time tem o DNA ofensivo. É claro que temos trabalhado bastante (a defesa). Treinamos muito no dia a dia. Mas também tem a eficiência do outro lado, como foi o gol do Madureira. Não podemos tirar o mérito. Agora, se analisarmos o todo, a zaga se saiu muito bem. Foi uma única finalização do Madureira, então o sistema defensivo do Vasco funcionou muito bem. Claro que vamos buscar sempre a excelência. Mas é um desafio - comentou Cabo.

O Vasco levou gol em todos os 13 jogos sob comando de Cabo - foram 16 no total. Sete gols sofridos tiveram a origem em jogadas de bola parada (cinco pelo alto). Se nas duas última rodadas, a marcação melhorou na bola parada, piorou em cruzamentos com bola rolando. Vanderlei vazou duas vezes assim. O Madureira finalizou a gol duas vezes e fez um gol. Será que no futuro próximo Romulo não pode ser utilizado pra tentar melhorar isso?

Na parte ofensiva, o Vasco mostrou ter um método de jogo. O Madureira adotou postura defensiva, por vezes com uma linha de cinco atrás. O time vascaíno teve paciência, trocou passes e criou boas jogadas. Pecou mesmo na finalização. Com Cabo, o Vasco soma 24 gols marcados - só passou em branco em uma partida.

Morato, com a melhora física, conseguiu crescer tecnicamente. Além dele, os laterais Léo Matos e Zeca conseguiram ser figuras importantes na criação de jogadas de maneira regular, jogo atrás de jogo - com boa marcação na defesa. A saída de bola com três homens (Andrey recua para começar a articulação) tem funcionado até porque o meio e os atacantes abertos confundem a marcação. E Cano, sempre ele, faz o que se espera: gol.

Fonte: ge
Loading...
  • Sábado, 19/06/2021 às 16h30
    Vasco Vasco 3
    CRB CRB 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 24/06/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B Mineirão
  • Domingo, 27/06/2021 às 20h30
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quarta-feira, 30/06/2021 às 19h00
    Vasco Vasco
    Goiás Goiás
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio da Serrinha
  • Sábado, 03/07/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Confiança Confiança
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 10/07/2021 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir