Futebol

Audiência desta quarta (27) discutirá a nova concessão da gestão do Maracanã

Está marcada para esta quarta-feira, das 14h às 17h, a audiência pública para debater a nova concessão da gestão do Maracanã. No evento, serão apresentadas propostas relativas à formatação inicial do projeto, que prevê um número mínimo de jogos a serem disputados no estádio anualmente. Caso a exigência seja mantida, cresce a possibilidade que Flamengo, Fluminense e Vasco apresentem uma proposta conjunta para administrar o complexo.

O edital pede como comprovação de qualificação técnica a garantia de que ocorrerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no estádio anualmente, sendo 54 delas de Brasileirão (séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. No Maracanãzinho, são exigidas 12 datas de eventos oficiais de modalidades esportivas.

"Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol - CONMEBOL", diz trecho do documento.

Até o momento, Flamengo e Fluminense, que vinham administrando o Maracanã, somam 55 jogos em casa na temporada 2021 contando apenas as competições descritas no edital para os 54 jogos. Uma entrada do Vasco no cenário ajudaria a garantir que a conta feche, uma vez não há a garantia de que a dupla dispute a mesma quantidade de partidas como mandante nas próximas temporadas.

O rubro-negro e o tricolor gerem o Maracanã desde abril de 2019, com concessão que vinha sendo renovada semestralmente. A dupla segue interessada no novo projeto, assim como o cruz-maltino. Com o Nilton Santos, o Botafogo, até o momento, não mostrou interesse público no projeto.

Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou a importância da presença dos clubes na licitação.

— Havia dois opostos em que o estado se viu num dilema: trabalhar de uma forma historicamente atrasada, a partir de um órgão público sem capacidade de investimento, ou transformá-la num equipamento de shows com poucas datas de jogos. Procuramos um meio termo. O Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro.

Há ainda a possibilidade do envolvimento de empresas em parceria com os clubes na gestão do estádio e do Maracanãzinho. Essa era uma das possibilidades cogitadas pelo Vasco na época em que anunciou o interesse na gestão, em abril. Na última quinta-feira, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, voltou a se reunir com o governador do Rio, Claudio Castro, para tratar do assunto.

"Reafirmei a decisão do Vasco de retornar ao Maracanã, que, junto com SJ, comporá um portfólio perfeito para nossos jogos e nossa torcida", afirmou o mandatário, em suas redes sociais.

O edital inicial estabelece que a nova concessão será de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. A intenção do governo é finalizar o processo até fevereiro de 2022.

Fonte: - O Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri