A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, nesta quarta-feira (24), a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em Vasco da Gama (RJ) X Bahia (BA) - 16ª Rodada - Brasileirão da Série A 2025. Confira a seguir o conteúdo disponibilizado de forma didática ao público do futebol:
BRASILEIRÃO SÉRIE A 2025:VASCO DA GAMA (RJ) X BAHIA (BA) - 16ª RODADA
Situação Protocolar: Revisão de possível cartão vermelho
Decisão: Após revisão o árbitro aplica o cartão vermelho
Fonte: CBF
A CBF divulgou, na manhã desta quinta-feira, os diálogos entre João Vitor Gobi e Gilberto Rodrigues Castro Junior, respectivamente árbitro de campo e de vídeo da partida entre Vasco e Bahia, disputada na última quarta-feira. O clube carioca contou com expulsão de Jean Lucas no primeiro tempo e venceu o jogo de virada, por 3 a 1.
O meio campista do Bahia recebeu o cartão vermelho direto aos 35 minutos do primeiro tempo, por cotovelada em em Cauan Barros, em momento da partida que o Tricolor vencia o jogo por 1 a 0. Inicialmente, João Vitor Gobi não puniu o jogador, mas mudou de decisão após ser chamado por Gilberto Rodrigues Castro Junior.
- Para mim faz movimento de braço que não precisa. Pega, sim. Ele joga o corpo. Sugiro revisão para possível cartão vermelho. O jogador atinge o rosto do seu adversário, em um movimento adicional e deliberado - disse Gilberto Rodrigues Castro Junior.
Após analisar o lance, João Vitor Gobi mudou de decisão.
- O jogador número 6 vai para disputar a bola e, com o cotovelo, atinge uma parte sensível que é o rosto do seu adversário, com uma intensidade alta. Por esse motivo, tiro livre indireto e cartão vermelho para o número 6 - disse.
Gilberto Rodrigues Castro Junior também recomendou a expulsão de Mateo Sanabria, já no segundo tempo da partida. O atacante do Bahia havia recebido um cartão amarelo em campo, decisão que foi mantida pelo árbitro da partida após consulta a monitor do VAR.
- A intenção dele é só colocar o pé. Não vai disputar a bola. Sugiro revisão para possível cartão vermelho. O atleta vem com a perna, vem por cima, não disputa a bola, com intensidade alta - disse Gilberto Rodrigues Castro Junior.
- Para mim, tem o contato com a sola no pé. Para mim, contato com intensidade média. É um pé com pé. Não pega com contato pleno na canela - completou João Vitor Gobi.
Comentarista de arbitragem, Paulo Cesar de Oliveira avaliou que o árbitro "compensou" na expulsão de Jean Lucas após errar ao não aplicar o cartão vermelho para Rezende, também do Bahia, minutos antes. Este lance, contudo, não teve participação do VAR.
- Entrada do Rezende aos 22 minutos. E a expulsão do Jean aos 37. E, na minha avaliação, para compensar um erro anterior. Foi claríssima a não chamada no lance do Rezende. Tem a ação do Jean Lucas, ele está com o braço muito próximo ao corpo. Não vejo ele tendo uma ação de gatilho da cotovelada, fazendo movimento para trás. Até tem o contato com o Barros que, obviamente, acaba dando valorizada. É um movimento que o Jean Lucas está virando para fazer proteção. Não é um absurdo. A gente parte do princípio que todo contato no rosto é para amarelo. Tem debate, é discutível. Mas acho que a ação do VAR é mais em função de ser omisso no lance do Rezende.
Sobre o lance envolvendo Sanabria, PC de Oliveira avalia que o jogador do Bahia deveria ter sido expulso.Lance de Cauan Barros:
- É distante da bola a ação que ele tem. O Puma estava distante da bola. Ele vem com a sola da chuteira distante da bola. Vem com força excessiva, pega acima do tornozelo. A perna do Puma chega a dar uma virada, entortada. Entrada muito dura - finalizou PC de Oliveira.