Política

Autor de denúncia do mensalão quer comissão isenta de apoio de candidatos

Autor das denúncias de que grupos políticos teriam pagado a adesão e a mensalidade de novos sócios no Vasco, com objetivo de angariar votos para a eleição de 2014, o grande benemérito Otávio Gomes protocolou na secretaria de São Januário, na tarde desta quinta-feira, uma carta endereçada ao presidente do clube, Roberto Dinamite. No documento, ele dá sugestões para a comissão que vai apurar o caso internamente. Gomes pediu que o presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, não tenham qualquer interferência na escolha dos integrantes da comissão, já que os grupos políticos dos dois são acusados de incentivar a adesão, com práticas como o pagamento de mensalidades de terceiros, sendo que alguns destes dizem sequer saber que haviam se associado. Otávio Gomes pretende fiscalizar o trabalho da comissão e prometeu levar um dossiê para o Ministério Público.

 Na carta, Otávio pediu na comissão as presenças do presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, de três membros do Conselho Fiscal - que é composto por Hélio Donin (presidente) e Antônio Barrozo Filho, representantes da situação, e João Marcos Amorim, representante da Cruzada Vascaina, que ficou em segundo lugar na última eleição - e três membros do Conselho Deliberativo, sendo um nato e dois eleitos (um da situação e outro da oposição). O grande benemérito ainda afirmou que não foi convidado para a comissão "porque existem forças ocultas" no Vasco.

- Comigo eles não se criam. Eu já tenho meu plano armado. Vou fazer o cruzamento de todas as filiações e consultarei todos os CPFs. Tem muita coisa. Estou preparando um dossiê violento para levar ao Ministério Público. Basta o Roberto (Dinamite) querer que eu ajude. Eu não quero ser presidente da comissão, eu quero acompanhar. O estatuto permite isso. O benemérito fiscaliza, é um defensor do estatuto - afirmou Gomes.

 Por enquanto, o único integrante da comissão é Jayme Lisboa, um dos candidatos derrotados na eleição presidencial de 2011. Ele confirma que ainda não sabe quais serão os outros integrantes do grupo que vai investigar as denúncias no clube.

- Ainda vou conversar com o Roberto e com o Peralta para definir a melhor alternativa. O Roberto que tem que falar da comissão, já que ele que vai receber essa carta. Não sei qual será o entendimento dele sobre o caso. Inclusive quem indica os nomes da comissão é o presidente. Eu não posso indicar, é o Roberto que indica. Eu não tenho que achar nada. Quem nomeia alguém para comissão é o presidente do clube. Está escrito no estatuto - disse Jayme.

Entenda o caso

No mês de abril, 3.026 pessoas se tornaram sócias do Vasco, sendo 1.730 delas no dia 30. A adesão em massa apontou na direção das campanhas de dois candidatos de oposição, o ex-presidente do clube Eurico Miranda e o ex-vereador e ex-líder de torcida Roberto Monteiro, atuais presidente do Conselho de Beneméritos e vice-presidente do Conselho Deliberativo.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM encontrou diversos casos de sócios que têm suas mensalidades pagas por terceiros, sendo que alguns deles foram reativados no quadro social mesmo depois de terem pedido o cancelamento. Há, inclusive, um torcedor do Flamengo que desconhecia o fato de ser sócio do Vasco. O vice-presidente cruz-maltino, Antônio Peralta, chegou a dizer que Eurico paga mensalidades na secretaria do clube, mas o ex-presidente negou a prática. Roberto Monteiro também disse que não paga a mensalidade de ninguém, apesar de dois sócios, que pediram para não se identificar, garantirem que realizaram o cadastro, mas têm seus boletos pagos por Monteiro.

Confira a carta protocolada por Otávio Gomes na íntegra:

PROTOCOLANDO NA SECRETARIA:
Ilmº. Sr.

Presidente do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira

Senhor Presidente,

Considerando a adesão ao quadro social do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA de 4.336 novos sócios no período de Janeiro a Junho de 2013, conforme revelado no conteúdo de duas matérias, de autoria dos jornalistas Raphael Marinho e Raphael Zarko, publicadas pelo globoesporte.com, nos dias 14 e 15 do corrente, com os respectivos títulos:

-Adesão de 1.730 sócios em um dia gera denúncia de mensalão no Vasco

-Mensalão: Dinamite quer relatório, e jurídico fala em análise 'caso a caso'

Considerando a gravidade das denúncias mencionadas nas referidas matérias, citando diretamente o Presidente do Conselho de Beneméritos (Eurico Ângelo de Oliveira Miranda) e o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo (Roberto Monteiro Soares), candidatos a presidência do Clube em 2014.

Considerando uma declaração de V.Sa, publicada pelo supervasco.com (http://www.supervasco.com/noticias/dinamite-comenta-reuniao-de-renegociacao-de-dividas-e-mensalao-no-vasco-195698.html) do seguinte teor: “Existe uma comissão, foi feita uma comissão dentro do clube, vamos apurar dentro daquilo que é legal no estatuto para que o procedimento correto possa ser preservado e, com isso, as pessoas que têm condições, que são aptas a votar possam participar do pleito. Essa comissão está fazendo esse estudo.”

Considerando os cuidados que devem existir na escolha dos membros de uma COMISSÃO DE SINDICÂNCIA INVESTIGATIVA, para apurar os fatos e propor medidas corretivas, com isenção, independência e competência específica.

Considerando os riscos de se colocar “raposas no galinheiro para tomar conta das galinhas”, transformando tudo numa grande e vergonhosa pizza, comprometendo de forma gravíssima a lisura da ASSEMBLÉIA GERAL de 2014 e manchando as imagens do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, do Presidente da Diretoria Administrativa (Carlos Roberto Dinamite de Oliveira), do Vice-Presidente do Departamento de Comunicações (Antonio Frutuoso Pires Peralta) e do Presidente da Assembléia Geral (Olavo Egydio Monteiro de Carvalho), junto ao mundo esportivo e a sociedade em geral.

Venho SUGERIR:

Que a referida COMISSÃO DE SINDICÂNCIA INVESTIGATIVA, tenha na sua composição o Presidente da Assembléia Geral, os três Membros Efetivos do Conselho Fiscal e mais três Membros Tripartites: um Membro Nato e dois Membros Eleitos do Conselho Deliberativo, sendo um da Maioria e outro da Minoria, sem nenhum tipo de ingerência nessas escolhas, por parte do Presidente do Conselho de Beneméritos ou do Vice-Presidente do Conselho Deliberativo.

Coloco-me ao inteiro dispor da referida Comissão e de V.Sa, para o que for necessário, no sentido da apuração da verdade.

Atenciosamente,

OTÁVIO VILAS GOMES

Grande Benemérito e Membro Nato do Conselho Deliberativo

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário