Clube

Especial Vasco 110 anos: Relembre entrevista com Joana Cortez

Já em janeiro de 2002, a ex-tenista e também ex-atleta do clube, Joana Cortez, encerrou o ciclo de entrevistas exclusivas do VascoOnline.net com os atletas vascaínos da época.

A atleta concedeu a entrevista durante uma folga no Torneio de Fullerton (EUA), que ela estava disputando em 2002.


"O meu pai é vascaíno e inclusive o primeiro nome dele é Vasco"

Como foi seu começo? A sua família apoiou?
R= Em julho de 1986 fui presenteada com uma raquete de tênis pela minha tia
Inês (jogadora de tênis). Em setembro, junto com minha irmã Paula, ingressei na escolinha de tênis do Iate Clube Jardim Guanabara, Ilha do Governador ,
RJ. Sempre gostei muito de esportes e me apaixonei pelo tênis! Em outubro de 1988 comecei   a treinar visando preparar-me para o tênis de competição. Em Maio de 1989, com 10 anos, comecei a jogar as competições oficiais no Estado do Rio de Janeiro, participando da categoria 10 anos mista. No final de 1990, com 11 anos, ingressei na Confederação Brasileira de Tênis - CBT e em novembro de 90 conquistei o meu primeiro título nacional: Campeã Brasileira de Duplas na cat. 12 anos. Meus pais, minha irmã, amigos e familiares sempre me apoiaram muito. Durante a minha fase infanto-juvenil a minha mãe sempre viajou comigo nos torneios brasileiros e sul americanos e esta companhia foi muito importante para mim.

Como, onde e quando foi seu primeiro campeonato?
R= O meu primeiro torneio foi no Iate C. J. Guanabara e fui campeã: eu tinha 8 anos e minha adversária tinha 11 anos. Guardo o meu primeiro troféu com um carinho muito especial!

As dificuldades foram muitas?
R= Quando saí do juvenil tinha aquela dúvida básica: ir para uma faculdade nos Estados Unidos ou encarar o circuito profissional? Nos últimos anos de juvenil joguei os principais torneios. Ainda como juvenil, fui convidada para integrar a equipe da Fed Cup(equipe principal brasileira) e ali tive mais contato com as jogadoras profissionais. Na época aconteceram muitos torneios no Brasil, recebi alguns convites e depois fui morar em SP para me desenvolver melhor. No início senti uma grande diferença. Comecei a levar mais a sério, fui morar em Campinas e ano passado voltei a morar no Rio. Hoje minha cabeça é outra.

Para arranjar patrocínio também foi difícil? Como chegou ao Vasco?
R= Durante toda a minha carreira infanto-juvenil nunca tive patrocínio e sim "Paitrocínio". As coisas começaram a mudar após a medalha de ouro no Pan-Americano de Winnipeg. Sou vascaína de nascença e estou defendendo as cores do Vasco da Gama, desde agosto de 2000. O meu pai é vascaíno e inclusive o primeiro nome dele é Vasco.

O Guga popularizou o tênis no Brasil, foi criada pela imprensa a famosa GugaMania. Você concorda?
R= É evidente! O Guga hoje é tudo no tênis brasileiro. Um grande atleta, uma grande pessoa, enfim é um grande ídolo. Ele e o Larri batalharam muito para chegar onde estão agora. Eles amam o que fazem. É importante o que ele está fazendo. Mostrando o esporte para o Brasil, e o Brasil para o mundo. Ele chegou ao ponto máximo no qual um atleta pode chegar. Isso é importante para o desenvolvimento do tênis no Brasil. O esporte dá disciplina e responsabilidade. Mesmo que alguém não venha a se tornar um atleta, se tiver praticado esporte quando criança certamente levará isso para a sua profissão.

Qual a sua relação com a Vanessa Menga?
R= Eu e a Vanessa nos damos bem. Jogamos muitos torneios de duplas e tivemos grandes resultados.

Na sua opinião, qual o melhor tenista da atualidade? E a melhor?
R= O melhor tenista da atualidade é o Gustavo Kuerten e a melhor tenista a Martina Hingis.

Você acha que a Anna Kournikova está sempre com destaque na mídia internacional mais pela beleza dela, ou pelo seu potencial como tenista?
R= Além de ser bonita, também tem talento, senão não teria chegado entre as primeiras do mundo.

Tem algum ídolo no tênis que você se espelhe para jogar?
R= Martina Navratilova e Pete Sampras sempre foram meus ídolos favoritos. Hoje, o Guga é meu principal ídolo. Além de ser brasileiro é um exemplo como pessoa. Tem um carisma incrível, talento, determinação, persistência e um bom coração.

Você tem algum projeto para incentivar o tênis entre as crianças?
R= Já fiz algumas clínicas e no ano passado fiz uma clínica no Vasco da Gama. Foi muito divertido! Gosto do contato com as crianças. Gosto de passar minha experiência para elas. Futuramente gostaria de ter uma academia e formar atletas. O esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas nunca deve-se abandonar os estudos.

O assédio dos fãs, vem crescendo?
R= Pelo meu site, www.joanacortez.com.br, recebo muitos e-mails de incentivo! Não recuso uma entrevista, a não ser que eu tenha outro compromisso. Gosto de dar entrevistas, falar o que penso e passar minha experiência para as pessoas. Através da mídia, as pessoas nos conhecem melhor e com certeza esse assédio vem aumentando devido às minha vitórias e a divulgação de minha imagem através da mídia.

Uma pergunta que todos os marmanjos querem fazer: Está namorando?
R= Não estou namorando. Dá para conciliar desde que não atrapalhe seus objetivos. É legal quando se tem um namorado que te apóie! Dá para ter vida pessoal, estar com a família, amigos, namorado e ter uma carreira. A única coisa que atrapalha é a distância, devido às viagens e à falta de tempo para estar com todos. Valorizo muito minha vida pessoal! Adoro minha família e meus amigos!

Pratica outros esportes?
R= Além do tênis, sempre que posso, pratico  vôlei tanto de quadra quanto de praia, frescobol, tênis de mesa, basquete... Gosto de andar de bicicleta. Amo praticar esportes!

Como é a sua a carga horária de treinamentos?
R= Quando não estou em competição, pela manhã faço 1 hora de preparação física e depois 2 horas de quadra. Em seguida almoço e descanso um pouco. À tarde treino duas horas de quadra e depois uma hora de musculação. Portanto, são seis a sete horas de treinamentos.

Se não fosse tenista, seria...
R= Sempre gostei muito de esportes! Gostaria de ser jogadora de vôlei de praia! Amo esse esporte! Trabalharia com certeza com esportes, seria nutricionista, me formaria em Educação Física ou seria desenhista! Adoro desenhar!

O ouro olímpico, é um sonho que pode se tornar realidade em 2004?
R= Temos sempre que acreditar e trabalhar  para que nossos sonhos se materializem!

Joana,  deixe aqui uma mensagem para todos os vascaínos:
R= Agradeço ao apoio que tenho recebido dos vascaínos. Tenho muito orgulho do Vasco da Gama, meu time de coração. A minha mensagem é que todos pratiquem esportes.   ESPORTE É SAÚDE!

Fonte: VASCOONLINE.NET / SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário