Torcida

Barbosa 100 Anos e NegroMuro em São Januário; apoie!

Barbosa 100 Anos e NegroMuro em São Januário

Barbosa é o símbolo maior da luta antirracista do clube cruzmaltino. No ano do seu centenário, o projeto NegroMuro vai eterniza-ló no muro de São Januário

A homenagem ao Barbosa é um dos primeiros sonhos do projeto. O personagem, sua trajetória, suas muitas vitórias e o racismo gritante que até o fim de sua vida o perseguiu são grandes fontes de inspiração para erguer este muro. 

Para quem não conhece o NegroMuro, somos uma ação de arte urbana que enaltece figuras pretas históricas através de grafites geograficamente escolhidos de acordo com a relação do personagem com aquele local.

A reverência em grafite para Barbosa se concretiza após a ação do NegroMuro em conjunto com o Vasco da Gama para presentear com uma camisa, em seu aniversário de 82 anos, o senhor Candinho, único filho vivo do João Cândido (líder da revolta da Chibata ocorrida em 1910, reverenciado pelo nosso projeto). 

Sua filha Tereza Borba Barbosa, responsável pela manutenção de sua memória - desde o acervo pessoal do lendário goleiro, até de seu túmulo - mantém vivo o seu legado. Sorte a nossa, a Dona Tereza está conosco e apoia nossa campanha!

Também firmamos parceria com o diretor do espetáculo "Barbosa", Vinicius Baião, consumando o desejo da produção em realizar grafites exaltando atletas negros históricos. 

IMPORTANTE: depois de batida a meta, a renda será revertida em cestas básicas para a comunidade da Barreira do Vasco

Contamos com a colaboração dos seguidores do NegroMuro e admiradores do lendário goleiro Barbosa para alcançarmos a meta estabelecida com o objetivo de cobrir os custos da realização desta arte elaborada pelo Cazé. Essa é uma iniciativa que parte de um projeto independente, da diretoria do clube, juntamente com a sociedade civil preocupada com a manutenção da memória da História que a história não conta. A plataforma Benfeitoria nos recebe novamente para realizarmos a segunda campanha de financiamento coletivo para homenagearmos Moacyr Barbosa em seu centenário de nascimento.   

Você pode eternizar seu nome no Clube de Regatas Vasco da Gama!

Hoje patrimônio histórico da cidade, o Estádio de São Januário vai receber a pintura de Barbosa, criando mais um ponto de visitação no local. 

No grafite será instalada uma placa com um QR Code que vai direcionar pro site do NegroMuro com mais informações a respeito do goleiro negro. Seu nome estará listado na placa e todos saberão quem foram os responsáveis pela homenagem.

Além da placa, você também pode comprar ingressos pro espetáculo “Barbosa” (previsto para o final do ano), camisas do clube autografada por vascaínos ilustres como a cantora Teresa Cristina <3

Viva Barbosa! 

Link: https://benfeitoria.com/barbosa100

Fonte: Benfeitoria - NegroMuro
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133