Pouco mais de um mês após retornar de empréstimo, Barros já tem um novo status n time de Fernando Diniz. O volante de 21 anos aproveitou as brechas no meio-campo e ganhou confiança do treinador com boas atuações para assumir a titularidade. Contra o Ceará, neste domingo, o jogador vai começar pelo quarto jogo consecutivo desde sua volta a São Januário.
O cenário abriu-se, em um primeiro momento, pelo acúmulo de desfalques no setor em um curto espaço de tempo. Nas últimas semanas, quatro jogadores do meio-campo foram entregues ao departamento médico do Vasco: Jair, Tchê Tchê, Thiago Mendes e Paulinho.
Tchê Tchê é titular absoluto de Diniz, mas sofreu um edema na coxa contra o Corinthians, foi desfalque por dois jogos e voltou a sentir a mesma lesão nos primeiros minutos do último clássico contra o Botafogo. O jogador não deve ser relacionado para o duelo deste domingo. Thiago Mendes, por sua vez, chegou ao Vasco na última janela para ser uma opção de experiência para a função de volante, mas ainda não engrenou. O jogador de 33 anos não é relacionado há duas partidas por um problema na panturrilha.
O caso mais grave é de Jair, que desfalcará o Vasco por longos meses. Contra o Sport, o volante sofreu múltiplas lesões ligamentares no joelho, incluindo ruptura parcial do ligamento cruzado anterior, problemas nos meniscos e até lesão osteocondral.
Da lista, apenas Paulinho já voltou a figurar entre os relacionados. O meia apresentou um quadro álgico lombar que o tirou de combate dos três jogos anteriores à partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na última quinta-feira. O jogador, no entanto, não vem sendo utilizado por Fernando Diniz e não entra em campo há quase dois meses, desde o jogo contra o Independiente del Valle, pelos playoffs da Sul-Americana, no dia 22 de julho.
Diante desse contexto, Barros foi acionado e vem causando boa impressão internamente pela rápida resposta após o retorno de empréstimo ao América-MG e pela alta intensidade na marcação, característica considerada carente entre as demais peças no setor.
O volante foi um dos pilares na classificação às semifinais na Copa do Brasil e recebeu elogios de Fernando Diniz durante a coletiva após jogo de ida em São Januário.
— O menino foi muito bem, tem futuro brilhante pela frente. O Barros, em 2021, na minha primeira vez aqui, era do sub-17, da turma do Andrey Santos e Marlon Gomes. Ele estava em uma lista que subiria se eu continuasse. Quando teve a chance dele voltar, foi uma alegria. Estava bem no América-MG. Ele está bem nos treinos e hoje jogou muito bem
Diniz já observava Barros desde a primeira passagem no clube, na Série B de 2021. O treinador, em consenso com a diretoria, pediu a volta do volante que estava emprestado ao América-MG.
O jogador retornou a São Januário no início de agosto, depois de uma boa passagem em Belo Horizonte. Contra o Corinthians, entrou no segundo tempo da derrota por 3 a 2, em São Januário. Depois, emendou três jogos como titular: os dois contra o Botafogo, pela Copa do Brasil; e o duelo contra o Sport, pelo Brasileirão. No período, já são 306 minutos em campo pelo Vasco.
Além dos desfalques citados contra o Ceará, o Vasco também não terá Hugo Moura, que também poderia fazer a função de primeiro volante, por causa da suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A partida acontece neste domingo, às 20h30, em São Januário, pela 23ª rodada do Brasileirão.