Categorias de base

Base: Análise do Vasco para a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Vasco, Taubaté, Tubarão-SC e Carajás-PA começam a disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta sexta-feira, 4. Todas as partidas do grupo 27 serão disputadas no estádio do Joaquinzão, em Taubaté. O Globoesporte.com fez um breve resumo da temporada 2018 dessas equipes de base e aponta quais são os destaques da chave.

Vasco

A equipe do Vasco chega como a favorita ao primeiro lugar do grupo. Em 2018, na própria Copa São Paulo, o Gigante da Colina classificou-se com sete pontos, na liderança de um grupo com Água Santa, Juventus e Espírito Santo. Na fase eliminatória, avançou até as oitavas de final, quando foi eliminado pelo Palmeiras.

No Campeonato Brasileiro sub-20, a equipe classificou-se na primeira fase na liderança do grupo 1, que contava com Corinthians, Atlético-MG, Sport e Atlético-GO, porém não repetiu o bom desempenho na segunda fase e acabou eliminada. Já na Copa do Brasil sub-20, o Vasco chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo São Paulo, que seria o campeão do torneio.

Fechando os campeonatos mais importantes, o Vasco disputou entre novembro e dezembro a Copa RS, torneio internacional de base. O desempenho do Gigante da Colina foi bom, passando a primeira fase na segunda colocação de um grupo com Palmeiras (campeão), River Plate-ARG, Atlético-MG e Toluca-MEX. O Cruzmaltino chegou até as semifinais, sendo eliminado pelo São Paulo, por 2 a 1.

Pra ficar de olho: Lucas Santos, Tiago Reis e Riquelme. A primeira dupla fez excelente dobradinha durante a Copa RS e chega como a principal arma ofensiva vascaína para a Copinha. O camisa 10, Lucas Santos, é o dono das bolas paradas da equipe e se destacou em 2018 com gols de falta e pênalti. Já Tiago Reis é goleador. Em sua estreia pelo sub-20 do Vasco, em outubro, o atacante marcou os quatro gols da vitória sobre o Bangu, por 4 a 0, além de ter se destacado na Copa RS pelo Gigante da Colina.

Riquelme chama atenção não apenas pelo nome. O lateral-esquerdo de 16 anos chega para a sua primeira Copinha com grande status. O jogador foi monitorado pelo Benfica enquanto esteve com a seleção brasileira sub-17 nos Estados Unidos e recebeu uma sondagem do Paris Saint-Germain. Recentemente, assinou contrato com a empresa de pai de Neymar.

Taubaté

O Burro da Central vem embalado para a Copa São Paulo após ter feito a melhor campanha de sua história na Copa Paulista, contando com jogadores de base no elenco. Na Copa São Paulo de 2018, o Burro fez boa campanha. Na fase de grupos, classificou-se na vice-liderança, com os mesmos sete pontos do líder Palmeiras. A equipe avançou até a terceira fase, reencontrando o Palmeiras e sofrendo uma goleada por 7 a 0.

Outra boa campanha aconteceu no Campeonato Paulista sub-17. O Taubaté avançou à segunda fase após terminar na vice-liderança do Grupo 7, que contava com o Palmeiras, que seria o campeão do torneio. Na segunda fase, a equipe não conseguiu repetir o bom futebol e acabou eliminada.

Mas foi na Copa Paulista onde o Taubaté colheu os frutos do bom trabalho de base que o clube vem fazendo ao longo dos útlimos anos. Após passar a primeira e segunda fase sem sustos, a equipe chegou até as quartas de final, sendo eliminada pelo Votuporanguense. Ao todo, o Burro da Central utilizou 18 jogadores da categoria sub-20 na competição.

Pra ficar de olho: Do elenco que integrou a Copa Paulista e que deve disputar a Copinha, os principais destaques são o zagueiro Henrique, titular em 19 dos 20 jogos alviazuis e autor de 2 gols, e o meia Erik, titular em 16 partidas e vice-artilheiro da equipe na competição, com 4 gols marcados. O volante Hugo, relacionado em 20 partidas; o meia Claudinho, com 17; e o zagueiro Hiago, com 1 gol e 14 jogos, sendo 9 como titular.

Tubarão-SC

Apesar de ter terminado na última colocação do Grupo 8 na última edição da Copinha, o Tubarão-SC fez jogo duro contra seus adversários e, inclusive, derrotou o Fluminense, por 3 a 2, em um grupo que também contava com Marília e Mogi Mirim. Esta será apenas a segunda vez que o Peixe disputará a Copa São Paulo

Na temporada de 2018, a equipe sub-20 teve grande destaque no Campeonato Catarinense da categoria. O Peixe foi finalista após eliminar o Figueirense na semifinal, por 3 a 2. Na decisão contra a Chapecoense, a equipe foi derrotada por 2 a 1 na primeira partida, e o empate em 1 a 1 no jogo da volta não foi suficiente para levantar o caneco do torneio.

Pra ficar de olho: Luciano e Guto. A dupla de ataque do Tubarão promete dar trabalho às defesas adversárias nesta Copinha. Luciano estava no grupo que disputou a competição da temporada passada, e foi decisivo, marcando dois gols naquela ocasião. Já Guto se destacou no Campeonato Catarinense, marcando gols importnates, como na semfinal diante do Figueirense.

Carajás-PA

Fundado em 1997, o Carajás Esporte Clube passou por diversas mudanças ao longo de sua história. Dentre 2007 e 2016 a equipe firmou parceria com o Paysandu, mudando de nome para Time Negra Carajás Clube. Após isto, a equipe voltou a se chamar Carajás Esporte Clube. Esta será a primeira Copa São Paulo do time após a mudança.

Em 2018, o principal resultado aconteceu no Campeonato Paraense sub-20, onde o Pica-Pau da Iha foi finalista, após eliminar o Paysandu na semifinal. Na decisão, acabou sendo derrotado pela equipe do Castanhal, por 3 a 1.

Pra ficar de olho: Fernando Pingo. O artilheiro do Carajás foi fundamental na campanha do Paranaense sub-20, marcando gols decisivos para o Pica-Pau da Ilha, inclusive nas duas partidas da semifinal diante do Paysandu, que garantiram a equipe na decisão do torneio.

Confira a tabela do Grupo 27:

04-jan-19 - sex 13:45 EC TAUBATÉ - SP x CA TUBARÃO - SC
04-jan-19 - sex 16:00 CR VASCO DA GAMA - RJ x CARAJÁS EC - PA
07-jan-19 - seg 13:30 EC TAUBATÉ - SP x CARAJÁS EC - PA
07-jan-19 - seg 15:30 CA TUBARÃO - SC x CR VASCO DA GAMA - RJ
09-jan-19 - qua 13:45 EC TAUBATÉ - SP x CR VASCO DA GAMA - RJ
09-jan-19 - qua 16:00 CARAJÁS EC - PA x CA TUBARÃO - SC

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário