Futebol

Base do Vasco tem sido menos utilizada no início de 2024

Assim como aconteceu na reta final do ano passado, a base do Vasco tem sido menos utilizada no início de 2024. Nos dois jogos das semifinais do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, por exemplo, o técnico Ramón Díaz não relacionou nenhum cria do clube.

As exceções foram os dois primeiros jogos do estadual, quando o elenco principal estava em pré-temporada no Uruguai. Comandado pelo então técnico do sub-20, William Batista, o time contou com 12 crias nas partidas contra Boavista (vitória) e Sampaio Corrêa (empate).

Com a volta de Ramón Díaz e seu grupo ao Brasil, o técnico utilizou alguns garotos nos três primeiros jogos do time principal, quando ensaiou um revezamento.

Na terceira rodada do Carioca, com um time praticamente reserva, Julião e Rayan ganharam chances como titulares e ficaram em campo durante todo o tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Madureira. O centroavante, inclusive, marcou um dos gols. No jogo seguinte, empate com o Bangu, Erick Marcus começou jogando e foi substituído no intervalo.

Na quinta rodada, contra o Nova Iguaçu, Ramón deu novas chances a Julião e Rayan - o lateral-esquerdo saiu no intervalo e o centroavante atuou os 90 minutos na derrota do Vasco.

Depois dali a base perdeu espaço de vez. Nos 10 jogos seguintes, apenas Lucas Eduardo foi utilizado - o volante do sub-20 entrou aos 42 minutos do segundo tempo da vitória em cima do Botafogo.

Com Ramón Díaz à beira do campo em 2024, o Vasco escalou apenas quatro crias da base - três deles tiveram oportunidades como titulares. Nos jogos contra Flamengo, Audax, Fluminense, Volta Redonda, Marcílio Dias, Portuguesa, Água Santa e Nova Iguaçu (2), os garotos não entraram.

Minutagem da base com Ramón em 2024:

  • Rayan - 264 minutos
  • Julião - 148 minutos
  • Erick Marcus - 107 minutos
  • Lucas Eduardo - 10 minutos

Em 2023, um dos principais destaques do Vasco foi um cria da base. Gabriel Pec foi titular praticamente o ano todo e viveu sua temporada mais artilheira. Neste ano, o atacante foi vendido para o LA Galaxy por 10 milhões de dólares (cerca de R$ 49 milhões).

Com exceção de Pec, os garotos perderam espaço na reta final do ano passado por causa da difícil situação do time, que brigou para não cair até a última rodada do Brasileirão. Rayan, que passou a ser escalado por Mauricio Barbieri e já havia feito seu primeiro gol como profissional, só fez um jogo após a chegada de Ramón. Erick Marcus foi escalado cinco vezes pelo argentino em 2023.

A pouca utilização fez Ramón Díaz colocar alguns meninos da base de lado, e eles passaram a treinar separadamente do elenco enquanto o Vasco busca outros destinos. São os casos do lateral-esquerdo Julião, do volante Rodrigo e do meia Marlon Santos. Outros que estiveram na mesma situação já conseguiram se realocar: os zagueiros Miranda (Amazonas FC) e Zé Vitor (Volta Redonda) e o volante Barros (Amazonas FC).

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário