Base vascaína terá atenção especial de Abel Braga em 2020

23/12/2019 às 08h07 - FUTEBOL

Ainda tentando praticar uma política de austeridade, o Vasco terá poucos recursos para contratar neste mercado da bola visando a temporada de 2020. A maioria dos reforços deverá chegar livre de contrato ou por empréstimo. Por isso, o técnico Abel Braga já definiu que as categorias de base — que têm dado bons resultados — terão atenção especial no planejamento.

Somente em 2019, o sub-20 foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior, da Copa RS, do Campeonato Carioca, da Taça OPG e chegou nas semifinais do Campeonato Brasileiro. Algumas das promessas, inclusive, já haviam sido promovidas pelo ex-técnico Vanderlei Luxemburgo, casos do lateral esquerdo Alexandre, do meia Bruno Gomes e dos atacantes Gabriel Pec e Talles Magno, este último se tornou um dos jovens mais badalados do país e com multa estipulada em mais de R$ 200 milhões.

Outros que já foram testados no time de cima deverão ter mais oportunidades e sequência em 2020, casos dos zagueiros Miranda e Ulisses, do lateral direito Cayo Tenório, do lateral esquerdo Riquelme e do meia Caio Lopes.

Abel Braga revelou que já conversou com o coordenador de futebol, PC Gusmão, sobre o processo de transição entre a base e o profissional: "A base está chegando em todas as competições. Isso é muito importante. Fiquei empolgado porque vocês sabem dessa minha característica de trabalhar com os garotos. Ele (Luxemburgo) lançou muitos e responderam. Às vezes, o garoto formado em casa sente muito menos o peso do que um jogador vindo de outra equipe".

O Vasco encerrou 2019 tendo utilizado 17 jogadores oriundos da base. Foi o segundo maior aproveitamento da década, perdendo apenas para 2018, com 19 atletas.

Clube quer ex-Independiente Medellín

O único jogador que o Vasco já admite que abriu negociação foi o atacante Germán Cano, que estava no Independiente Medellín, da Colômbia, e agora está livre.

O argentino tem bons números pelo time colombiano, tendo feito 88 jogos e 68 gols, sendo que, na última temporada, disputou 39 partidas e fez 35 gols.

Além do Vasco, o atacante desperta o interesse de clubes dos Estados Unidos e da Arábia Saudita.

O Cruzmaltino foca também na tentativa de renovação do meia Fredy Guarín e do zagueiro Oswaldo Henríquez.

Fonte: UOL Esporte