Outros Esportes

Basquete Base: Atletas do Vasco receberam as medalhas do Carioca

Nesta quinta-feira (17/12) o Vasco da Gama celebrou a subida ao pódio em São Januário. A equipe de base do Sub-17 do Basquete do Gigante da Colina recebeu o troféu do Estadual 2020 e as medalhas de bronze, individuais, no ginásio do Caldeirão.  O jogo contra o Flamengo seria realizado na sexta-feira (18/12), porém o clube da Gávea desistiu de participar pela pandemia. Vale ressaltar que na etapa classificatória, na terça-feira (8/12), o Vasco da Gama venceu a equipe do Flamengo por 59 a 42. O treinador do Vasco, Christiano Pereira, deixa o depoimento dele sobre o clássico que ia ter na sexta.
 

Foto: Bruna Teixeira/ VascoEquipe Sub-17 do Vasco da Gama
Equipe Sub-17 do Vasco da Gama

– Obviamente a gente gostaria de receber essa premiação depois de uma partida dentro de quadra, porém a gente compreende todas as dificuldades que todos os clubes estão passando devido a pandemia. Pela situação atual o Flamengo acabou optando por não disputar a partida de sexta-feira. Isso foi motivo de tristeza para gente, pois estávamos esperando voltar a quadra para duelar por esse terceiro lugar- argumenta o técnico do Vasco.

O técnico Christiano é espelho para os jogadores da base do Vasco e, por isso, é crucial entender um pouco da história dele.

– Eu completei 34 anos de Vasco da Gama. Cheguei no clube em 1986. É uma vida aqui dentro. Fui jogador, me tornei treinador, formei o meu caráter e tive excelentes exemplos aqui dentro. Vivi muitas experiências aqui dentro. Eu vivi os áureos tempos do futebol carioca. O Vasco foi vice-campeão Mundial, bicampeão Sulamericano, várias vezes campeão Brasileiro. Sou multicampeão aqui nas categorias de base e adulto. A gente espera que o Vasco volte a estar no melhor cenário do Basquete nacional.

 


Agora que a trajetória do Christiano foi explicada, é possível entender porque foi importante o destaque da base do Vasco ter recebido grandes conselhos do comandante com tanta história pelo clube. Vale relembrar que se tivesse jogo na sexta-feira, o jogador Gustavo Xisto, da equipe Cruzmaltina, poderia ter sido o cestinha geral do campeonato.  O  atleta fala sobre o grande momento que está vivendo, após ser elogiado pelo treinador multicampeão.

– Quero agradecer a oportunidade de todos do Vasco, principalmente a minha família pelo apoio e incentivo. Eu me esforcei bastante para conquistar o que atingi esse ano. Infelizmente a situação da pandemia atrapalhou um pouco, mas no final o resultado foi positivo. A partir do meu pai comecei a acompanhar esse time maravilhoso. Sou muito grato ao Vasco da Gama por tudo que o clube me oferece. Fico muito feliz e honrado por estar representando essa instituição com tanta história- explica o jovem de apenas 17 anos.

 


O treinador Christiano Pereira se emocionou ao falar do Gustavo. O jogador da base Cruzmaltina mora na Barreira do Vasco, longe da família, para realizar o sonho de ser um grande atleta da modalidade. Com muito orgulho, Christiano deixa o depoimento dele sobre a estrela do Vasco no campeonato.

– Falar do Gustavo é um capítulo a parte. Ele é um menino de comportamento ímpar, com caráter e comprometimento fora do normal. Nosso atleta é gigante tanto dentro de quadra, quanto fora. A gente sabe de todas as dificuldades de morar longe da família e o Gustavo supera tudo isso em busca da realização do sonho dele. O nosso atleta é muito comprometido com o basquete do Vasco e com o trabalho feito no clube. Nós temos certeza que boa parte desse resultado vem da educação que ele recebeu em casa. Essa responsabilidade dele fez com que o jogador se destacasse nas duas categorias, no 17 e 19. Com tantos anos de Vasco que eu tenho, isso é motivo de muito orgulho para gente. Ele é um menino que durante a pandemia não deixou em momento nenhum que o trabalho dele acomodasse- relata Christiano.

O treinador enfatiza toda disciplina e dedicação do Gustavo com o basquete do Vasco da Gama e com ele mesmo. Através de muita luta, o jovem obteve um desemprenho impecável e poderá atingir novos objetivos em breve. Christiano fala sobre a entrega do atleta mesmo durante a pandemia.

– Todos os dias o Gustavo mandava vídeos para equipe fazendo os exercícios que o preparador físico João Gabriel passava no grupo de atletas. Ele era um dos jogadores que mais estava comprometido com o trabalho. Quando nós retomarmos ele indiscutivelmente era o atleta que estava melhor preparado fisicamente por não ter parado nos seis meses da pandemia. Com isso o rendimento dele dentro de quadra foi de destaque tanto no 17, quanto no 19. Isso ajudou muito o Miguel e eu, como técnicos das duas categorias, para que a gente tirasse muito mais dele na parte defensiva e na ofensiva- acrescenta Christiano.

O treinador está muito orgulho da equipe do Vasco e parabeniza o elenco do Vasco da Gama pela brilhante atuação na competição, apesar do momento atual que o mundo vive referente a pandemia.

– Nós tivemos um ano totalmente atípico e quando nós retornamos em meados de setembro, precisamos reformular todo o nosso trabalho. Foi discutível o retorno que todos os jogadores tiveram e obviamente nós tivemos alguns destaques individuais por natureza do esporte, mas eu acho que pelo comprometimento, por vestir a camisa do Vasco da Gama e por eles saberem a importância do que representa o basquete do Vasco, todos estão de parabéns. O terceiro lugar não é demérito nenhum mediante a tudo que nós passamos- enfatiza o técnico.

 


Falando sobre o bronze que o Vasco conquistou, Christiano relembra o impacto da pandemia e o momento que tirou o Vasco da grande final. O treinador faz questão de destacar que se sente orgulhoso pelo resultado atingido pelo time.

– Tivemos a ponto de disputar o título, mas infelizmente foi uma partida atípica. Nós não conseguimos repetir as atuações anteriores para que a gente pudesse estar disputando a grande final. Acho que o mais importante é que mesmo com todas as dificuldades durante o ano, nós conseguimos manter a classificação do ano passado nas duas categorias, no 17 e 19. A equipe foi enfraquecida no início do ano, perdendo três jogadores importantíssimo, mas mesmo assim nós conseguimos nos reinventar, dar a volta por cima e manter a classificação do ano passado. Nós esperamos que para o ano que vem a gente possa alcançar objetivos maiores- declara o técnico do Vasco.

O treinador fala sobre o que os torcedores podem esperar para o próximo ano e finaliza o bate-papo destacando o que ele sonha para o futuro do basquete para o Club de Regatas Vasco da Gama.

– As expectativas para 2021 são as melhores possíveis. A gente espera manter toda base que nós temos em termos de estrutura do clube. Obviamente precisando mudar algumas coisas, mas a maioria delas não depende só da comissão técnica. Depois que o clube resolver tudo que precisa ser resolvido juridicamente pode dar esse respaldo do que vai acontecer com a nossa modalidade. O que depender de nós do corpo técnico e de toda administração do basquete do Vasco da Gama a gente espera voos maiores em 2021- acrescenta o técnico.

– Quero que o clube volte a disputar a categoria adulta com uma equipe competitiva brigando pelo título. Com certeza quando você tem um espelho do profissional para os meninos da base, você reforça toda categoria de base. Eles passam a ter um espelho acima desejando crescer. A minha esperança é sempre essa que o Vasco volte a deslumbrar o Basquete Nacional e consequentemente que a gente volte a melhorar cada vez mais a nossa base- finaliza Christiano.

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri