Outros Esportes

Basquete: Como foi o retorno do Vasco ao NBB

O Vasco está fora do NBB 2023-2024 após derrota para o Bauru no jogo 5 das quartas de final da competição. Em partida disputada no ginásio de São Januário, na última terça-feira (14), o time perdeu por 76 a 73 e deu adeus ao torneio. Apesar da eliminação, se engana quem pensa que a temporada foi negativa para o clube. O retorno à elite do basquete, a melhor campanha do clube na história do NBB e a expectativa para o futuro são os grandes destaques do Vasco nesta temporada.

RECOMEÇO NO NBB

O retorno à elite do basquete brasileiro e, consequentemente, à disputa do NBB, foi anunciado em maio de 2023. O Vasco da Gama não participava da competição desde 2019, quando ficou em 13° lugar e optou por encerrar as atividades do basquete no clube.

Com objetivo claro de estruturar-se para a temporada 23-24, o Vasco contou com patrocínios fortes, montou elenco jovem e fechou com o técnico Léo Figueiró, ex-Corinthians, para a disputa do torneio.

As contratações dos armadores Eugeniusz e Cauê Verzola e do ala Paulichi fortaleceram a equipe, que, logo em seguida, ganhou experiência com o retorno de Marquinhos. O ala, três vezes MVP do NBB e ídolo do rival Flamengo, voltou ao clube após 20 anos da sua estreia pelo Vasco. Para a nova passagem, títulos importantes e conquistas individuais acompanhavam o jogador.

Após a confirmação do retorno ao NBB, o sonho passou a ser o de repetir os grandes feitos do basquete vascaíno no final da década de 90 e início dos anos 2000, quando festejou suas principais conquistas.

QUARTO COLOCADO NA PRIMEIRA FASE

Logo na fase classificatória veio a primeira grande marca do time: quarto colocado e ótima campanha em casa. Com apoio da torcida, que comprou a ideia da volta do basquete, o Vasco alcançou 13 vitórias em 18 jogos no Rio.

Fora de casa o time carioca também não deixou barato para os adversários: foram 11 vitórias nos 18 jogos longe do Rio de Janeiro. As marcas expressivas deram ao Vasco a quarta melhor campanha da fase classificatória do NBB 2023-2024 e uma vaga na Copa Super 8 de basquete, que reúne os oito melhores clubes da primeira fase.

Nas oitavas de final da Liga, com mais um desempenho positivo, o Vasco superou tranquilamente o Pinheiros, vencendo os 2 jogos e descartando a necessidade do jogo 3.

EXPECTATIVA DE CHEGAR À SEMIFINAL

Nas quartas de final da competição, o Vasco encarou o Bauru, 5° colocado na primeira fase do torneio. O confronto marcava não só a busca pela classificação, mas também a oportunidade de disputar pela primeira vez uma semifinal de NBB.

Com melhor campanha, o Cruzmaltino abriu o confronto em casa e venceu o primeiro jogo da melhor de cinco duelos. Como visitante, o Vasco não conseguiu repetir os feitos da boa temporada e viu o Bauru virar o placar da série.

No Tijuca Tênis Clube, no jogo 4, o time carioca venceu na prorrogação e voltou a alimentar o sonho do torcedor e da equipe de chegar à semifinal do NBB 2023-2024.

O Vasco, com direito de decidir a disputa em casa, levou o jogo para o ginásio de São Januário e recebeu aproximadamente 2 mil torcedores para acompanhar o jogo decisivo da temporada. O vencedor do duelo avançaria para enfrentar o Flamengo na semifinal.

A equipe esteve à frente do placar na maior parte do jogo, mas, após alguns deslizes na reta final do último quarto, coroado com um erro de lance livre de Marquinhos que poderia empatar o jogo perto do fim, o Vasco acabou derrotado para o Bauru por 76 a 73 e se despediu da competição.

Apesar da eliminação, a torcida do Vasco fez grande festa no estádio, aplaudiu a equipe ao final do jogo e demonstrou amor e reconhecimento por uma temporada acima do esperado pelos torcedores, diretoria e comissão técnica.

Léo Figueiró, treinador da equipe, ressaltou a boa temporada do Vasco após o jogo:

- A temporada do Vasco é uma temporada fantástica. A gente saiu do zero. Na primeira semana treinamos sem quadra, no primeiro mês a gente não tinha luz para treinar à noite e conquistamos tudo durante a temporada. Lógico que fica um gosto amargo de perder dentro de casa, mas para um recomeço eu acho fantástico - disse o técnico.

FUTURO DO VASCO

Não se sabe ainda se o Vasco seguirá com o comando técnico de Léo Figueiró na equipe, nem se os patrocinadores do time farão investimentos expressivos para 2024-2025. Mesmo com a incerteza na continuidade, Léo espera que o Vasco possa dar novos passos adiante na próxima temporada, mas prega cautela:

- Está tudo ligado a investimento. Investir, estruturar. Quando a gente fala em trabalho a médio e longo prazo, a gente tem que entender esse passo a passo. Lógico que temos como dar um passo a mais na próxima temporada, mas vai ser um passo com pé no chão, responsável, porque esse é o único caminho para fazer as coisas acontecerem. - completou o treinador.

Com a mescla de jogadores jovens e experientes, estimulados por um recomeço brilhante no NBB e um projeto cada vez mais estruturado, o Vasco pretende se preparar para alçar voos ainda mais altos nas próximas temporadas da competição.

Fonte: ge
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir