O Flamengo tem um novo comandante para a próxima temporada. Um dos técnicos mais respeitados do basquete brasileiro, Demétrius Ferracciú foi anunciado como treinador principal da equipe rubro-negra e será responsável por liderar um dos projetos mais vitoriosos do país nos próximos desafios nacionais e internacionais.
O novo treinador chega ao Rio de Janeiro com um currículo de respeito. Antes de se destacar à beira da quadra, Demétrius teve uma carreira de sucesso como jogador. Armador de grande capacidade técnica e leitura de jogo refinada, defendeu equipes tradicionais como Franca, Vasco da Gama e Bauru Basket, conquistando seis títulos nacionais e vestindo a camisa da seleção brasileira em competições importantes, incluindo os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e os Mundiais de 1998 e 2002.
A transição para a carreira de treinador aconteceu logo após sua aposentadoria. Seu primeiro trabalho foi como assistente técnico do Limeira, equipe na qual posteriormente assumiu o comando principal. Foi também no clube paulista que estreou como treinador no NBB CAIXA, na temporada 2010/11. Ao longo de quatro temporadas, consolidou sua reputação conquistou o Campeonato Paulista de 2010.
Depois de uma passagem consistente pelo Minas Tênis Clube, Demétrius assumiu o Bauru Basket e viveu um dos momentos mais marcantes de sua trajetória. Logo em sua primeira temporada, levou a equipe às finais do Campeonato Paulista, da Liga das Américas e do NBB CAIXA. O reconhecimento definitivo veio em 2016/17, quando comandou Bauru na conquista do título do NBB CAIXA.
Nos anos seguintes, seguiu acumulando experiência em equipes tradicionais do país. Passou pelo Corinthians e, posteriormente, assumiu o Paulistano, onde desenvolveu um trabalho pautado pela valorização de jovens atletas. Paralelamente, também integrou diversas comissões técnicas da seleção brasileira masculina. Entre suas principais conquistas como treinador estão o título do NBB CAIXA 2016/17, os Campeonatos Paulistas de 2010 e 2023 e o Campeonato Mineiro de 2015.
A chegada de Demétrius acontece após uma temporada de transição no comando técnico da equipe. O Flamengo iniciou o ciclo sob a liderança de Sergio “Oveja” Hernández, que permaneceu à frente do time até o encerramento da Basketball Champions League Americas (BCLA). Na sequência, o auxiliar Fernando Pereira assumiu o comando interino da equipe durante o restante da temporada regular e o início dos playoffs. Agora, o clube aposta na experiência e na trajetória vencedora de Demétrius para conduzir o próximo capítulo de sua história.
Agora, Demétrius inicia um novo desafio em uma das camisas mais tradicionais do basquete brasileiro. Com experiência, títulos e reconhecimento construídos ao longo de uma trajetória sólida, ele chega ao Flamengo com a missão de dar sequência ao protagonismo da equipe e buscar novas conquistas para o clube carioca.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo do Brasil, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Mais lidas