Outros Esportes

Basquete: Léo Figueiró deve ser o treinador do Vasco para a temporada

O Vasco está de volta ao basquete. E ao NBB. O clube anunciou, nesta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede náutica da Lagoa, no Rio de Janeiro, seu retorno ao Novo Basquete Brasil, principal competição da modalidade no país, na temporada 2023/2024.

- O Vasco volta de maneira sustentável, com contratos assinados e pronto para iniciar os trabalhos. É o resgate dessa tradição tão bonita, do Vasco no basquete. O Vasco volta para construir um novo caminho. É o inicio de uma nova caminhada, de um novo tempo. Vamos construir isso juntos - declarou Carlos Roberto Osório, vice-presidente geral do clube.

Gestor técnico do basquete do Vasco, o ex-jogador Gegê Chaia afirmou que o clube não irá cometer loucuras, mas frisou que o time será competitivo.

- O pensamento do projeto é montar um time físico, jovem, competitivo. Entendemos que há várias opções no mercado que estamos estudando e indo a fundo. Uma ideia poderia ser pegar um jogador de renome, mas entendemos que o caminho é pensar no futuro, não é cometer loucura. O projeto é focado nos próximos passos. Prometemos um elenco homogêneo, físico e que vai entregar dentro de quadra.

O Vasco retorna ao basquete sonhando com a época áurea - no final dos anos 90 e início dos anos 2000. O Gigante da Colina é bicampeão sul-americano, soma duas Ligas Sul-Americanas e ergueu a taça do Campeonato Nacional masculino e 2000 e 2001. Em 1999, o clube perdeu para o San Antonio Spurs, campeão da NBA, na final do McDonald's Championship, na Itália, torneio equivalente ao mundial de clubes.

Figueiró assume em julho

O ge apurou que Léo Figueiró será o treinador do Vasco nesta nova empreitada. O técnico, entretanto, tem contrato vigente com o Corinthians até o dia 9 de julho. Desta maneira, só no dia seguinte ele ficará livre para assinar com o Cruz-Maltino.

Treinador do Corinthians desde 2021, Léo Figueiró é natural do Rio de Janeiro e possui no currículo a conquista da Liga Sul-Americana pelo Botafogo, na temporada 2019/2020, quando foi eleito o melhor técnico do NBB.

Depois de sair do Botafogo, Figueiró assumiu o Bauru Basket, esteve com a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, e chegou em julho de 2021 ao Parque São Jorge - seis anos após iniciar sua carreira de treinador.

Metas do clube

  • Participação no Campeonato Brasileiro Interclubes - Liga de Desenvolvimento de Basquete Sub-22 em 2022 (objetivo alcançado)
  • Retorno das categorias de base (alcançado)
  • Participar do Campeonato Brasileiro Interclubes - Liga de Desenvolvimento de Basquete Sub-22 em 2023
  • Retornar a ser referência na formação de atletas na modalidade nos próximos 03 anos
  • Estar nas finais dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBB/CBC) nas categorias de base nos próximos 03 anos
  • Estar consolidado entre as principais equipes da LNB nos próximos cinco anos
  • Estar nas finais das Interligas e da Champions League Américas nos próximos 06 anos
  • Ter dois atletas identificados e formados nas categorias de base do clube participando do Draft da NBA nos próximos 10 anos

Fonte: ge
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir