A segunda edição da Copa Rio de Futebol de Praia vai movimentar as areias da Praia de Copacabana entre os dias 16 de agosto e 20 de dezembro de 2025, reforçando o papel do esporte como ferramenta de transformação social, inclusão e descoberta de novos talentos.
Com um formato ainda mais abrangente, o torneio terá como novidade as categorias Feminino e Master, além das já tradicionais “social” e “amador”. Padrinho da competição, o deputado federal Hugo Leal destacou a importância da iniciativa para a juventude fluminense.
"O esporte é um poderoso instrumento de transformação. Ver esses jovens ocupando as areias de Copacabana com seus sonhos e talentos é um estímulo para que possamos seguir apoiando projetos que gerem oportunidades reais", afirmou.
O projeto tem patrocínio oficial da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A realização é da LEP Produções em parceria com a AEFPERJ (Associação das Equipes de Futebol de Praia do Estado do Rio de Janeiro) e a Excess Produções.
O lançamento oficial do torneio acontecerá no dia 11 de agosto, no Novotel de Botafogo. O evento contará com a presença do ex-jogador e palestrante Junior Moraes e será voltado para a formação dos atletas em temas como disciplina esportiva, desenvolvimento pessoal, liderança, cultura e diversidade.
Durante o evento, será realizado o sorteio dos grupos por categoria e apresentação oficial do regulamento.
Categorias da II Copa Rio de Futebol de Praia:
Sub-15 Social: Oito times de projetos sociais, como o ECOAR, representando comunidades como Petrópolis, Manguinhos, entre outras.
Sub-17: Oito equipes de comunidades como Pavão-Pavãozinho, Chapéu Mangueira, Tabajaras, Balança e uma equipe do interior (Cachoeiras de Macacu).
Amador (18 a 30 anos): Dez times das comunidades PPG, Chapéu Mangueira, Tabajaras, Balança e outras.
Master (+38 e +50): Quatro times na categoria +38 e oito na +50, com atletas veteranos.
Feminino: Times dos grandes clubes cariocas: Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense.