Futebol

Bernardo quer repetir boa temporada e ir para as Olimpíadas

O ditado “de louco todo mundo tem um pouco” faz parte da vida de várias pessoas. Mas em especial de uma família de Sorocaba, que fica no interior de São Paulo: a do meia Bernardo, do Vasco. Ele, inclusive, promete fazer muitos gols para enlouquecer a torcida cruzmaltina durante o Campeonato Carioca.

- Espero repetir a boa temporada que tive este ano. Quero fazer mais gols para ajudar o Vasco a ser novamente campeão e levar a torcida ao delírio - disse o jogador que conquistou a Copa do Brasil no primeiro semestre.

E por falar em loucura, Bernardo é filho de José Hélio, que foi atacante do Sport e do Palmeiras nas décadas de 80 e 90, e ficou conhecido como Hélio Dodo pelo seu comportamento e também pelo modo em que comemorava quando marcava gols - ele costumava sair correndo, balançando a cabeça.

Artilheiro do Vasco na temporada 2011, Bernardo imitou a comemoração do pai em quase todos os 18 gols que fez. E em 2012 ele espera balançar muitas vezes as redes no Carioca para voltar a repetir a comemoração do pai.

- Desde pequeno, quando eu jogava na DPM (uma escolinha de futsal de Sorocaba), eu imitava o meu pai. Alguns chegaram a me chamar de Bernardo Doidinho, e me chamam até hoje assim. Mas eu não ligo, não. Eu vou continuar comemorando os gols como o meu pai fazia. E espero, então, poder repetir a comemoração dele muitas vezes - explicou.

O pai do camisa 31 do Vasco, Hélio Doido, disse que sempre incentivou e deu dicas para o filho jogar futebol. Mas, segundo ele, não influenciou Bernardo a comemorar os gols da mesma maneira que fazia.

- Isso ele aprendeu sozinho, não tive nada a ver com isso (risos). Eu fico feliz quando vejo a comemoração, me sinto homenageado. Mas isso é coisa dele. Aqui cada um tem a sua loucura - brincou.

Deixando a loucura de lado, Bernardo falou sobre o futuro no Vasco e da vontade de vestir a camisa da Seleção Brasileira.

- O Vasco está montando uma equipe forte. Aos poucos estou ganhando mais espaço. Espero ter mais chance e quem sabe ser convocado para as Olimpíadas.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Audax Italiano Audax Italiano 1
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 11 (39,29%)
Empates 9 (32,14%)
Derrotas 8 (28,57%)
Total 28
Gols
Marcados 40 (57,14%)
Sofrido 30 (42,86%)
Total 70
Saldo 10
Cartões
Amarelos 55 (91,67%)
Vermelhos 5 (8,33%)
Total 60