Futebol

Blog informa que Valdiram tem histórico de problemas extra-campo na carreira

De acordo com informações contidas no \"blog\" português Terceiro Anel (http://terceiroanel.weblog.com.pt), especializado em futebol, o atacante Valdiram teria um histórico bastante conturbado, com vários problemas disciplinares e extra-campo, quando da sua passagem pelo Belenenses, de Portugal, em 2004, e no início de sua carreira no CRB, de Alagoas.

Transcrevemos, na íntegra, texto publicado em 30 de abril de 2004 no referido \"blog\", onde é feito um levantamento de alguns dos problemas ocorridos na carreira do jovem atacante.

O texto pode ser conferido, também, no endereço original:
http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/
2004/04/30/valdiran_o_estr



Valdiran Caetano de Moraes, o jogador brasileiro que pertence ao Belenenses está suspenso de toda a actividade desportiva, assim como não pode entrar nas instalações do clube! O Belenenses vai abrir um processo disciplinar ao seu jogador.

Isto tudo porque Valdiran é acusado de eventuais tentativas de violação e homicídio, por um jovem casal que ontem mesmo acusou o jogador, via queixa-crime, na esquadra da PSP de Belém.

O jornal Correio da Manhã adiantou pormenores:

\"Segundo o casal, que pediu anonimato, na madrugada de \"sexta-feira para sábado, por volta das 03h30, numa das artérias do Restelo, junto à bomba de gasolina da Repsol, um homem - que mais tarde o casal identificou como sendo Valdiran - acercou-se da nossa viatura e encetou uma conversa que achámos estranha, ripostei e foi aí que ele puxou de uma faca e me esfaqueou na cara e no blusão\".

Por sua vez, e enquanto o namorado se defendia, a rapariga consegiu pedir auxilio à polícia via telemóvel. Perante esta situação, o agressor \"fugiu, mas conseguimos rasgar-lhe a camisola que entregámos na polícia\", avançaram. Nesse mesmo dia, os jovens foram às instalções da PJ de Lisboa para uma identificação através de fotos, que resultou infrutífera. Entretanto, ontem, e depois de terem recolhido informações da pessoa que os atacou, o casal, acompanhado pelo pai do jovem, conseguiu identificar Valdiran como sendo o agressor, quando este entrava para a viatura que levou a equipa \"azul\" até Odivelas, onde o Belenenses efectuou um jogo de treino.

O casal e o pai do jovem dirigiram-se, então, à PSP de Belém onde efectuaram um aditamento à participação, acusando Valdiran de tentativas de violação e homicídio. Contactado pelo nosso jornal, o comandante da 4.ª Divisão da PSP, onde foi feita a queixa-crime, confirmou a existência da mesma não adiantando, contudo, mais nenhuma informação. \"

Este escândalo do jogador belenense não surpreende a equipa do Terceiro Anel, que em Junho de 2003 adiantou que o jogador já tinha sido preso.

No Domingo de 22 Junho de 2003, o blog Terceiro Anel anunciava:
Também hoje, recebemos um e-mail de Angelo Miranda Neto, lider da \"torcida\" CRB-NET, do CRB, clube onde alinhava o novo reforço do Belenenses, Valdiran. O Angelo tem utilizado o nosso site para se manter actualizado sobre a vinda de Valdiran para Portugal e também endereçou palavras elogiosas ao nosso trabalho, que agradeço desde já. Juntamente com isso enviou, a meu pedido, mais informações sobre o novo recruta do Belenenses, que partilho com todos:

O Valdiran é muito veloz e hábil. Quando ele está com a posse da bola, normalmente ele tenta o drible buscando a linha de fundo do campo, para arrumar um cruzamento para seu companheiro de área.

A nossa torcida(CRB-NET), a segunda maior do clube, inclusive tinha feito uma música para ele, semanas antes dele ter sido afastado do clube: (Nem deu tempo de cantá-la).

\"FaZ a FeStA, eScUlAxA o CsA, dRiBlA qUaLqUeR uM, NãO tEm JeItO dE pArAr, O gArOtO é MeSmO fErA, fAz o ReI pElÉ tReMeR, Valdiran - O tErRoR do CRB!\"
CSA - Nosso maior rival
Rei Pelé - Nosso estádio

Quanto a sua situação extra-campo, as informações que eu tenho dão conta que a garota que havia feito a queixa sobre a tentativa de estupro, retirou a mesma após uma conversa com a diretoria do CRB, mas essa informação necessita ser ratificada, caso eu a consiga lhe passarei.

Valdiran na verdade já tem um histórico criminal, em 2001 quando ele estava emprestado pelo CRB à um clube do interior do estado de São Paulo, o Mirassol, Valdiran já havia feito algo parecido com o que fez este ano, ele estaria inclusive respondendo a um processo naquela cidade. A diretoria do CRB o perdoou na primeira vez, mas como dizem por aqui \"Errar uma vez é humano, errar duas vezes...!\"

Abraços, Ângelo
www.CRB-NET.com.br

- - -

Mas antes, a 7 de Junho o nosso blog apresentava o novo reforço do Belenenses e já focava os seus problemas criminais:

O Belenenses contratou o avançado Valdiran, brasileiro proveniente do estado de Alagoas, onde alinhava no Clube de Regatas do Brasil (CRB), de maceió. Com apenas 20 anos era uma das principais referências da equipa, costumando actuar como falso ponta de lança, entrando quer pela direita, quer pelo meio. Titular indiscutivel no seu anterior clube, trata-se um jogador rápido, talhado para o contra ataque, mas não é um goleador - apenas marcou dois golos no campeonato alagoano (ambos apontados no mesmo jogo, na deslocação ao território do ASA). No início do ano de 2003 esteve perto de ingressar no atlético mineiro, mas os dirigentes do clube alagoano fizeram tudo para o manter na equipa, pois era um dos \"ídolos da torcida\". Curioso é o facto de duda (do Boavista) ser apontado como reforço deste clube pelo site oficial da \"torcida\" do CRB.

Mas a carreira de Valdiran sofreu um duro golpe em 2003, pois o jogador foi preso por estupro. recuperamos aqui a notícia, de 27 de março de 2003, da Gazeta de Alagoas:

O atacante do CRB, Valdiran Caetano da Silva, 20, foi preso, na noite da última terça-feira, acusado de tentativa de estupro contra a empregada doméstica Maria José Santos Silva, 27. O crime teria acontecido, segundo a vítima, na madrugada do último domingo, em Jaraguá. O atleta será indiciado em inquérito por atentado violento pelo delegado do 2º Distrito, Valdor Coimbra Lou.

A prisão de Valdiran foi realizada por policiais da Operação Litorânea (Oplit), na Praça Multieventos, na Pajuçara. \"Reconheci ele como sendo o rapaz que tentou me violentar no domingo e chamei a polícia\", declarou Maria José, acrescentando que conheceu o jogador regatiano na boate Aerogato, tendo dançado e bebido com o mesmo. Pela madrugada, Valdiran teria levado a vítima até uma rua escura, onde tirou suas próprias roupas e chegou a quebrar o zíper da calça da vítima, tentando manter relações com ela.

Maria José advertiu ter resistido ao assédio e conseguido se livrar de Valdiran, que saiu correndo atrás dela despido, segundo o relato da vítima, na Central Integrada de Atendimento Policial ao Cidadão (CIAPC III), em Cruz das Almas.

O centroavante do CRB negou ter agredido fisicamente a doméstica, mas confessou ter tentado manter relações sexuais com ela. No xadrez da CIAPC III, ele chorou, pediu uma oportunidade à imprensa e à diretoria do clube, ressaltando que tinha bebido e estava perturbado. No entanto, declarou ter fé em Deus. .Vou dar a volta por cima..

Valdiran foi interrogado pelo delegado Valdor Coimbra Lou e como não houve prisão em flagrante, foi colocado em liberdade pela polícia. Ele deve responder a processo pelo crime.

Não sabemos como a história se desenvolveu, o que é certo é que valdiran é o novo reforço do clube da cruz de cristo.

Em trabalhos escritos e publicados por Rui Malheiro, os adeptos azuis ficavam logo avisados da fama de Valdiran. Mas há mais...

O jornal brasileiro GAZETA DE ALAGOAS adianta mais pormenores e mais \"aventuras\" deste problemático jogador:

Valdiran, do CRB, confessou ter encontrado a vendedora, mas negou a tentativa de estupro

O jogador de futebol Valdiran Caetano de Moraes, de 20 anos, foi preso, na última terça-feira à noite, acusado de tentativa de estupro. O crime teria ocorrido na madrugada da última segunda-feira, em Jaraguá, e o atleta foi reconhecido na terça-feira, na Praça Multieventos, na Pajuçara. A prisão foi feita por uma equipe da Operação Policial Litorânea (Oplit), após denúncia da suposta vítima.

A vendedora Maria José dos Santos Silva, 27, contou à polícia que Valdiran tentou estuprá-la após uma farra, na madrugada de segunda. Ela afirmou que o jogador estava numa discoteca, que havia saído com ele em seguida e, como se negou a manter relações sexuais, foi atacada. Valdiran pertence ao elenco de jogadores do Clube de Regatas Brasil (CRB) e foi preso quando chegava à sede do clube, na Pajuçara. Do local da prisão, ele foi levado direto para a Central Integrada de Atendimento Policial ao Cidadão (Ciapc-III), em Cruz das Almas, onde prestou depoimento.

O jogador contou que estava na discoteca, onde conheceu a vendedora, e começaram a ingerir bebidas alcóolicas. Já embriagados e mantendo contatos mais íntimos, eles teriam deixado a casa de eventos por volta da 1h. Valdiran admite que estava embriagado e que tentou manter relações sexuais com Maria José, mas, diante da recusa da vendedora, teria deixado a mulher ir embora, sem maiores constrangimentos.

\"Eu fiquei com ela e gastamos cerca de R$ 200,00 na boate. Depois, perguntei se ela queria sair comigo para um lugar mais reservado, e ela disse que queria. Quando ela desistiu, fiquei chateado, mas a deixei ir embora. Em nenhum momento forcei uma relação sexual., defendeu-se o atleta. .Sei que quando estou embriagado perco a noção de muitas coisas e o autocontrole\", lamentou.

Outra versão

A versão da vítima, contada ao delegado Waldor Coimbra Lou, de plantão na Ciapc-III, é bem diferente. Segundo Maria José, ela estava na discoteca, na companhia de duas amigas, e as suas acompanhantes lhe apresentaram Valdiran. Depois de trocar beijos com o rapaz, ele a teria convidado para dar uma volta.

Eles teriam saído da boate e, ao entrarem num beco, o atleta teria se despido e forçado relações sexuais com ela, que conseguiu se desvencilhar do acusado e fugiu. A vítima disse ainda que, ao se afastar, Valdiran a teria perseguido completamente nu.

O caso será investigado pela equipe da delegacia do 2° Distrito Policial, cujo delegado titular é Waldor Coimbra. Segundo o chefe de Operações do 2°DP, Themildo Duarte das Trevas, como o prazo de flagrante já havia expirado, o acusado ficou detido da noite de terça-feira até a manhã de ontem, para que a polícia confirmasse ou não a existência de mandados de prisão contra ele. .Valdiran está sendo processado por tentativa de estupro, mas aguardará a instauração do inquérito e a tramitação do processo em liberdade., explica Themildo das Trevas. As testemunhas indicadas pela vítima e pelo acusado serão ouvidas a partir de amanhã, no 2°DP.

Ontem pela manhã, a diretoria do CRB iria buscar o jogador na delegacia do 2°DP, mas como o horário marcado não foi cumprido, o jogador foi levado para a sede do clube por agentes da distrital. A situação do jogador junto ao time será decidida pela direção do CRB, que pode optar pelo desligamento imediato do atleta ou aguardar a conclusão do inquérito para a tomada de quaisquer atitudes.

A prisão
O jogador explica que estava com outros companheiros do CRB na Praça Multieventos, orla da Pajuçara, quando Maria José passou. .Ela me reconheceu, mas eu nem me lembrava do seu rosto., comentou. Depois de encontrar Valdiran, a vendedora parou uma viatura da Oplit e denunciou a tentativa de estupro. Os agentes se dirigiram à sede do CRB, a fim de prenderem o jogador, mas Valdiran não estava no local.

Quando voltei para o clube, fui recepcionado pelo diretor. Ele disse que a polícia tinha passado a minha procura, ligou para a Oplit e eles me prenderam. Até aí, eu nem sabia do que se tratava e, ao ver a Maria José, não lembrava que tinha ficado com ela, apenas recordava de tê-la visto na Praça Multieventos., declarou.

Reincidência
Valdiran não é réu primário. Há pouco mais de dois anos, ele foi preso no interior de São Paulo, quando era jogador do Mirassol, acusado de agredir fisicamente uma namorada. Ele admite que responde a processo pelo caso. Questionado sobre o fato, o jogador confirmou a acusação. .Eu estava saindo com a garota há pouco tempo, discutimos e, como eu estava embriagado, acabei batendo nela, reconhece.

Segundo os dirigentes do CRB, a vida do jogador é lotada de percalços. Valdiran teria agredido fisicamente a esposa, grávida de dois meses, cujo nome não foi revelado e com quem ele convive há cerca de um ano, agressão esta que fez com que a jovem voltasse para a sua terra natal, Garanhuns (PE), e abandonasse o jogador.

Atualmente, ele estava morando na sede do CRB. O acusado afirma que a esposa havia viajado para Pernambuco a fim de visitar familiares e realizar exames médicos. As ações indevidas do atleta incluiriam fugas da concentração e atos de indisciplina.

- - -

O Correio da Manhã também realçou o facto de Valdiran ter passado criminoso:

JOGADOR É REINCIDENTE
Valdiran não é propriamente um \"novato\" neste tipo de situações de que agora é acusado pelo jovem casal. Em Março de 2002, quando jogava no Clube de Regatas Brasil, Valridan foi preso por tentativa de violação, acusado por Maria José dos Santos Silva, tento sido identificado dois dias depois numa praça da cidade de Pajuçara. Preso, Valdiran contou à polícia que \"quando estou embriagado perco a noção de muitas coisas e o autocontrole, mas em nenhum momento forcei a relação sexual\".

Antes desta acusação, Valdiran enfrentou uma outra, desta vez em São Paulo, quando jogava no Mirassol, por agressões físicas a uma namorada.

QUESTÕES

ESPOSA FUGIU
No decorrer da presente época, e farta de ser alvo de eventuais agressões por parte do seu marido, a esposa de Valdiran fugiu para o Brasil levando consigo o filho de ambos. Na altura, o clube entendeu não se intrometer na vida pessoal do casal e Valdiran escapou à justiça desportiva.

PENA DE 6 ANOS
Perante a queixa-crime e se se provar em Tribunal que foi Valdiran o autor dos crimes que é acusado na forma tentada, o jogador enfrenta uma condenação que o poderá colocar atrás da grades durante seis anos.

Este deve ser o fim da linha em Portugal de Valdiran, o estripador do Restelo deve passar pela prisão uns 6 aninhos.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário