Contratado no início do ano para ser a quarta opção do setor defensivo, Lucas Freitas vem sendo uma grata surpresa para a diretoria do Vasco. O jogador colecionou boas atuações recentemente com Fernando Diniz e ganhou novas credenciais para seguir no time titular, apesar do aumento da concorrência na zaga com a chegada de novas contratações.
O defensor de 24 anos foi fundamental na classificação do Vasco nos dois jogos contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e ganhou elogios de Fernando Diniz na emtrevista pós-jogo. Para o treinador, o clássico no Nilton Santos, na última quinta-feira, foi a melhor partida de Freitas sob seu comando.
- O Lucas Freitas, talvez sob o meu comando, fez o melhor jogo dele. Foi muito bem na parte defensiva, muito bem na construção também, pouquíssimos erros do jogo. Partida excelente e foi um dos personagens da classificação.
O bom momento chega em boa hora para o defensor. Na última janela de transferências, o Vasco passou por uma reformulação na defesa, marcada pela chegada de dois novos reforços: Carlos Cuesta e Robert Renan.
A dupla chegou a São Januário com a indicação do próprio Fernando Diniz A expectativa é de que os contratados tenham papel importante neste segundo semestre e já comecem a ganhar minutos nos próximos jogos, depois do período inicial de adaptação.
A concorrência no setor, no entanto, não é uma novidade para Freitas. O zagueiro chegou ao Vasco com status de reserva e via Maurício Lemos e Oliveira, outros dois contratados na janela do início do ano, à frente na fila para formar a dupla de zaga titular ao lado de João Victor.
Mesmo sob a desconfiança inicial, apenas Lucas Freitas segue com espaço no elenco. Lemos sequer é relacionado por Fernando Diniz, e Lucas Oliveira nunca se firmou e, hoje, é última opção na reserva. João Victor foi vendido ao CSKA Moscou, da Rússia, na última janela.
Com isso, Freitas vem formando dupla de zaga com Hugo Moura, improvisado. São 33 jogos na temporada para o defensor, sendo 30 como titular.
Apesar das novas concorrências, Lucas Freitas vem recebendo respaldo de boas atuações para seguir como titular. O defensor recebeu a segunda maior nota dos jogadores do Vasco na classificação contra o Botafogo em enquete realizada pelo ge e deve seguir entre os onze iniciais no duelo diante do Ceará, no próximo domingo, pela 23ª rodada do Brasileirão.