Futebol

Bom Senso F.C. rechaça cunho político e pede diálogo com CBF

 Tudo que eles querem é conversar. A despeito de terem organizado um movimento para defender mudanças na gestão do futebol brasileiro, os jogadores que formam o Bom Senso F.C. rechaçaram qualquer ruptura política. O tom pacifista, presente desde o lançamento do manifesto, foi reforçado após a primeira reunião presencial do coletivo, realizada na última segunda-feira.

"Não estamos falando em briga, boicote ou guerra. O que nós queremos é um consenso pelo bem do futebol brasileiro", explicou o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, escolhido para ser porta-voz do grupo depois da reunião de segunda-feira.

O manifesto foi apresentado na última terça-feira, assinado inicialmente por 75 jogadores das duas primeiras divisões do futebol brasileiro. Na segunda, de acordo com Ceni, o grupo já havia ultrapassado a marca de 300 adesões.

O primeiro tema que esse coletivo de jogadores pretende abordar é o calendário do futebol brasileiro. O estopim para isso foi a proposta feita pela CBF para a temporada 2014 – a entidade nacional marcou o início dos Estaduais para 11 de janeiro.

Na segunda-feira, o Bom Senso F.C. apresentou um plano de cinco tópicos que os jogadores querem abordar em um primeiro momento: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e a participação dos atletas em conselhos técnicos das entidades que comandam o futebol.

"Os atletas estão falando sobre benefícios para todos. Acredito no diálogo, e acho que o diálogo é o melhor caminho", opinou Ceni.

Depois da reunião de segunda-feira, os jogadores vão entregar à CBF um pedido de reunião. A ideia é expor à entidade as preocupações do grupo sobre o atual momento do futebol brasileiro.

"Nosso intuito é melhorar. Nós conversamos sobre várias coisas que vão ser benéficas para o futebol. Discutimos o que pode ser feito pelo bem do esporte", afirmou o meia-atacante Edu, que está sem clube e parou para conversar com a imprensa quando saía de carro da agência de publicidade que sediou a reunião.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133