Política

Brant pede e Conselheiro é substituído em comissão que trata de estatuto

A política do Vasco se acalmou recentemente, mas um novo episódio surgiu nos últimos dias. Membro do grupo "Sempre Vasco" e candidato a presidente na última eleição, Julio Brant entrou com um pedido para que o conselheiro Carlos Leão fosse substituído da comissão de reforma do estatuto do clube.

Na noite de segunda-feira, o presidente da comissão, Roberto Monteiro, acatou a requisição.

- A comissão, quando formada, foi atendendo às representatividades do plenário. Na época a Sempre Vasco teria indicado o Carlos Leão, e, como de lá para cá o Carlos Leão não correspondia mais à expectativa de um grupo que tem uma boa representatividade no Conselho Deliberativo, o mesmo grupo pediu sua substituição nesse momento final. Não nos cabe juízo de valor sobre A ou B, e sim ter atenção para que todos se sintam representados. A votação se dará no plenário e não na comissão, que apenas dá uma ideia do pensamento de cada grupo. Portanto, com isso ninguém fica prejudicado - explicou Monteiro.

De acordo com Brant, o pedido foi feito porque Leão não faz mais parte da oposição.

- A troca foi um pedido para que o integrante da comissão da reforma do estatuto seja, de fato, representante do grupo de oposição e que esteja alinhado e comprometido com as eleições diretas, tema fundamental para o futuro do Vasco - afirmou Julio Brant.

Foto: GEProtocolo
Protocolo

Protocolo de Julio Brant pedindo a substituição de Carlos Leão — Foto: GloboEsporte.com

O substituto de Leão será Luiz Gustavo Menezes Ribeiro, indicado por Julio Brant. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 27 de setembro - a última aconteceu há mais de um ano. Em pauta, está o tema da eleição direta. O presidente do Conselho Deliberativo e da comissão, Roberto Monteiro, já marcou data para que o tema seja debatido: 8 de novembro.

Leão afirma que há alinhamento político; Brant e Monteiro negam

Ao tomar conhecimento do pedido, Carlos Leão reagiu. Ele é presidente do grupo "Cruzada", que hoje ajuda na gestão de Alexandre Campello. Segundo ele, sua substituição indica um alinhamento político entre Brant e Monteiro.

-O presidente Roberto Monteiro sugeriu minha saída no grupo da comissão no dia 21 de agosto. Quinze dias depois o conselheiro Júlio Brant protocolou uma carta com texto confuso e ainda sendo ele um autor que não possui ou demonstrou a representatividade que supõe ou alega ter para a solicitação, conforme expliquei no ofício que protocolei. Em tempo recorde, o presidente Roberto Monteiro acatou a solicitação para me destituir.

- Pessoalmente, não me faltam elementos para concluir que existe sim um forte alinhamento político entre Júlio Brant e Roberto Monteiro. Os termos desse alinhamento certamente serão conhecidos num futuro próximo ou nas eleições de 2020 - disse Leão.

Roberto Monteiro negou qualquer alinhamento. Julio Brant também refutou a aproximação.

- Estamos focados nas eleições diretas. As ilações e acusações fantasiosas servem apenas para tumultuar o processo atendendo aos interesses daqueles que são contra as eleições diretas - disse Brant.

A comissão de reforma do estatuto, agora, é composta pelos seguintes nomes: Alexssander Tavares, Bruno Barata, Denis Carrega Dias, Leonardo Rodrigues, Luis Manuel Fernandes, Luiz Gustavo Menezes Ribeiro, Mauro Abdon e Roberto Monteiro.

Leia o protocolo de Carlos Leão:

Foto: GEProtocolo
Protocolo

Protocolo de Carlos Leão, em resposta a Brant — Foto: GloboEsporte.com

Foto: GEProtocolo
Protocolo

Protocolo de Carlos Leão, em resposta a Brant — Foto: GloboEsporte.com

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir