Turno novo, mas não necessariamente vida nova. A segunda metade do Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira, e um dos times que já vai a campo à noite é o Cruzeiro, líder da disputa. Para a Raposa, não há qualquer necessidade de mudanças, de novidades. Pelo contrário: tudo que os mineiros mais querem é cair na rotina do primeiro turno. Rotina de vitórias e de liderança. Já são quatro pontos de vantagem na ponta, e a meta é engordar um pouco mais a folga. A missão, porém, não é simples: o Goiás (talvez sem Walter) fora de casa.
Quem precisa de resoluções (e revoluções) de turno novo é o São Paulo. Na zona de rebaixamento, o Tricolor estreia seu novo/velho técnico na quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Morumbi. Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro com o clube paulista, retorna para sua antiga casa.
Destaque na rodada também para o jogo entre Botafogo e Corinthians - pelo menos por enquanto, um encontro entre dois concorrentes a no mínimo uma vaga na Libertadores. E ainda para o encontro entre o Flamengo, assustado com o risco de queda, e o Santos, que se aproxima do G-4.
ATLÉTICO-PR x FLUMINENSE
QUARTA, 19H30M - DURIVAL DE BRITTO
Atlético-PR e Fluminense alimentam visível rivalidade especialmente desde 1996, ano em que o goleiro Ricardo Pinto, na época defendendo o Furacão, saiu das Laranjeiras direto para o hospital, após ser agredido por torcedores tricolores. No mesmo ano, derrota do clube paranaense para o Criciúma ajudou a rebaixar o Flu. Mais tarde, em 2001, o Atlético passou pela equipe carioca nas semifinais do Brasileiro - e acabou campeão. Passados mais 12 anos, o Furacão volta a sonhar com o título que o Fluminense conquistou em 2010 e 2012. A campanha rubro-negra é impressionante: 12 jogos de invencibilidade e quarto lugar na tabela. O rendimento é bem diferente daquele alcançado pelo rival desta quarta-feira. Apesar da vitória sobre o Bahia, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo segue desafiando o risco de rebaixamento. No primeiro turno, deu Flu: 2 a 1. No reencontro, destaque para Ederson, goleador do Brasileirão pelo Atlético, mas que não marca há dois jogos, e para Biro Biro, garoto responsável pelo gol da vitória tricolor sobre o Bahia.
Cartola FC: a defesa atleticana levou apenas sete gols nos últimos dez jogos e, jogando em casa, pode ser uma ótima aposta. O zagueiro Manoel, embora caro (C$ 17,02), tem média de 4,99 pontos e desarma bastante (30 vezes). Do lado tricolor, o lateral Carlinhos possui média alta (4,41), é forte no apoio - já marcou três gols - e nas roubadas de bola. Por isso, C$ 14,94 acaba sendo um preço razoável.
Na TV: SporTV (menos Paraná) e Premiere FC, com Julio Oliveira e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa (RS), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... todas as 11 vitórias do Fluminense sobre o Atlético-PR aconteceram de 2001 para cá? O Furacão venceu o Tricolor 14 vezes na competição.
BAHIA x CRICIÚMA
QUARTA, 21H - FONTE NOVA
Jogo muito importante para as duas equipes. Em momento de efervescência política, com eleição de um novo presidente, o Bahia não pode esquecer do campo. Até porque o campo vem ameaçando. É assustadora a queda do time tricolor na tabela do Brasileirão. Antes na luta pelo G-4, a equipe comandada por Cristóvão Borges volta a se preocupar com o rebaixamento - aquela que parecia ser sua realidade no início do campeonato, quando o clube estava mergulhado em enorme crise. O Bahia tem três derrotas seguidas na competição e venceu apenas um de seus últimos oito jogos. Em oito rodadas, caiu do quarto para o 13º posto. Está apenas quatro pontos à frente da zona de rebaixamento. Tem a mesma pontuação do Criciúma (23), que venceu seus dois últimos jogos como visitante, contra Vitória e São Paulo, mas depois perdeu em casa para o Botafogo. A última partida convenceu o técnico do Tigre, Sílvio Criciúma, a mudar o esquema de jogo do 4-3-3 para o 4-4-2, para aumentar a posse de bola.
Cartola FC: Fernandão certamente quer pagar com juros os gols desperdiçados contra o Fluminense. Em casa, o atacante do Bahia pode ser boa pedida: custa C$ 12,03, sofre muitas faltas e já marcou sete gols na competição. Se achar que o Criciúma, que vivia boa fase até perder para o Botafogo, pode se segurar na defesa, o goleiro Galatto vale só C$ 4,04 e é dono de nove defesas difíceis em apenas quatro jogos.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Darino Sena.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), com Katiuscia Berger Mendonça (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que... esta é apenas a oitava partida entre as duas equipes pelo Brasileirão? Nas sete anteriores, ocorreram três vitórias do Criciúma, dois triunfos do Bahia e dois empates.
GOIÁS x CRUZEIRO QUARTA, 21H - SERRA DOURADA
Lá no início do campeonato, na primeira rodada, o Cruzeiro já deu um aviso de que entraria forte na disputa pelo título: fez 5 a 0 no Goiás, adversário que reencontra agora, naquele que pode ser um dos melhores jogos da largada do returno. Em uma competição tão equilibrada, a Raposa conseguiu abrir quatro pontos de vantagem na liderança. Não é pouca coisa. Contra um adversário muito complicado, mesmo que perca, o time mineiro seguirá na ponta. Mas perder está longe de ser rotina para o Cruzeiro, ganhador dos últimos cinco jogos que disputou no Brasileiro. Nesta quarta, o time celeste não terá Julio Baptista, em processo de incremento físico. Mas desfalque mais forte do que Walter, impossível. Os esmeraldinos ainda não têm certeza de que terão seu atacante, destaque do time e talvez o melhor jogador de todo o campeonato no primeiro turno. O jogador tem uma pequena lesão muscular e é dúvida. É um problema para o Goiás, que tenta dar no returno a arrancada que não conseguiu na primeira metade do campeonato - culpa do excesso de empates. Na última rodada, a equipe comandada por Enderson Moreira decepcionou ao levar 1 a 0 do Santos.
Cartola FC: se o Goiás joga, é inevitável que a dica para o Cartola seja sempre Walter. Mas, desta vez, ele não pode não atuar. Sendo assim, a sugestão pode ser o meia Renan Oliveira, que vive boa fase, é barato (C$ 5,85) e já marcou três gols. Já o líder Cruzeiro costuma ter jogadores caros, mas um titular em especial pode agradar a quem não quer gastar muito. O volante Lucas Silva vale meros C$ 3,87, tem média alta (4,77) e um canhão no pé direito, que já mandou duas para a rede.
Na TV: Premiere FC, com Victor Roriz e Cláudio Rabelo.
Arbitragem: Péricles Bassols (RJ), com Vicente Romano Neto (SP) e Lorival Cândido das Flores (RN).
Você sabia que... o Cruzeiro venceu os últimos quatro jogos entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro? Mais: a Raposa fez 10 gols e não sofreu nenhum (3 a 0 em 2009, duas vezes 1 a 0 em 2010 e 5 a 0 em 2013).
BOTAFOGO x CORINTHIANS
QUARTA, 21H50M - MARACANÃ
Só o futuro do campeonato poderá comprovar se a premissa é verdadeira, mas este Botafogo x Corinthians parece ser o jogo mais importante da primeira rodada do returno. São dois candidatos naturais ao título, dois campeões estaduais, duas equipes que sempre estiveram no rastro da liderança. Os cariocas vivem momento melhor. São duas vitórias seguidas na competição, incluindo aí o efeito emocional da última, de virada, fora de casa, com um golaço de Elias nos minutos finais - 2 a 1 sobre o Criciúma. Enquanto isso, o Timão só empatava com o lanterna Náutico em casa, depois de perder para o Inter na rodada anterior. Os desfalques atormentam Tite, que não terá jogadores como Alexandre Pato (a serviço da seleção brasileira), Guerrero (seleção peruana), Fábio Santos (pubalgia) e Ralf (suspenso). Vale a ressalva, porém, de que os dois atacantes ainda podem ser integrados às pressas à delegação no Rio de Janeiro. De qualquer forma, próprio Botafogo é o exemplo de que problemas existem para ser superados. Com metade do time ausente, conseguiu vencer na última rodada. Agora, comemora o retorno de Seedorf. Octávio e Hyuri disputam a vaga de Lodeiro.
Cartola FC: o ataque botafoguense terá a árdua missão de furar a compacta defesa corintiana, mas as melhores dicas do time vêm mesmo deste setor. Hyuri é uma opção barata (C$ 8,33), enquanto Rafael Marques tem se mostrado vantajoso em diversos quesitos, como roubadas de bola, gols e assistências. Os C$ 20,74 podem valer a pena. No desfalcado Timão, o zagueiro Gil, que vale C$ 14,37, é sempre uma sugestão confiável.
Na TV: TV Globo (para todo o Brasil, menos RJ e RS), com Cléber Machado, Caio e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Eduardo Moreno e Roger Flores.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Você sabia que... o Botafogo está invicto no novo Maracanã? São sete partidas, com quatro vitórias e três empates.
NÁUTICO x GRÊMIO
QUARTA, 21H50M - ARENA PERNAMBUCO
Em um encontro que se tornou emblemático depois da Batalha dos Aflitos, o Náutico tenta iniciar a conquista daquilo que seu adversário alcançou no histórico duelo pela Série B de 2005: um milagre. Treze pontos já separam o time pernambucano da área de escape da zona de rebaixamento. A campanha do Timbu é trágica: equipe que menos venceu (duas vezes em 18 jogos), pior ataque (apenas nove gols) e defesa mais vazada do campeonato (32 gols). O alento, por menor que seja, foi ter segurado o Corinthians na última rodada, com empate por 0 a 0 no Pacaembu. O técnico Levi Gomes, interino três vezes ao longo do ano, agora foi efetivado como comandante de um elenco que ele conhece como ninguém. É uma aposta. Difícil é encarar o forte time do Grêmio, com seis vitórias nos últimos sete jogos - campanha de candidato ao título. O porém é que os gaúchos lidam com muitos desfalques, especialmente Elano, Vargas, Werley e Alex Telles. O Tricolor tenta melhorar sua campanha como visitante. Até agora, foram nove jogos, com três vitórias, dois empates e quatro derrotas - desempenho inferior fora de casa ao de Cruzeiro e Botafogo, dois únicos concorrentes à sua frente na tabela.
Cartola FC: o atacante Rogério pode ser capaz de fazer a diferença a favor do lanterna Náutico. Conta com boa média de pontos (4,88) e custo relativamente baixo, de C$ 12,29. Se confiar no Grêmio, há duas boas opções. O meia Zé Roberto é caro (C$ 24,35), mas participa muito dos jogos, o que se reflete no fantasy game (média de 5,69). O zagueiro Rhodolfo está muito desvalorizado, pois fez -6,00 na rodada passada, e tem chances de render cartoletas a quem escalá-lo. Ele vale C$ 9,58.
Na TV: TV Globo (apenas para o Rio Grande do Sul), com Gustavo Manhago e Maurício Saraiva, e Premiere FC, com Rembrandt Junior e Mário Flávio.
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Você sabia que... o Náutico venceu o Grêmio em apenas três dos 28 jogos entre as duas equipes pelo Brasileirão? O Tricolor ganhou 17 partidas, e ainda houve oito empates.
PORTUGUESA x VASCO
QUARTA, 21H50M - CANINDÉ
Dos 19 pontos que fez no primeiro turno do Brasileirão, a Portuguesa conquistou 14 em casa. No Canindé, onde agora recebe o Vasco, a Lusa ensaiou uma recuperação ao vencer Bahia e Ponte Preta. O bom momento poderia ter sido ampliado com pelo menos um empate na última rodada, contra o Grêmio, mas o time paulista segue lamentando o pênalti marcado a favor dos gaúchos - que acabaram vencendo por 3 a 2. Com isso, a Portuguesa se manteve na zona de rebaixamento, três pontos à frente dos primeiros salvos - Atlético-MG, Flamengo e Fluminense. A diretoria do clube fez promoção para tentar levar mais torcedores ao estádio: quem for com a camisa da Lusa paga metade do ingresso de arquibancada. Do outro lado, o Vasco busca engatar uma boa sequência para respirar mais na disputa - algo que não conseguiu no primeiro turno. Apostando em garotos especialmente no setor ofensivo, Dorival Júnior tenta consolidar também sua defesa. Contra a Portuguesa, a dupla de zaga terá Cris e Jomar, que ainda não perderam jogando juntos - três vitórias e um empate.
Cartola FC: Gilberto é o matador da Lusa, com seis gols, e talvez seja a melhor dica, pois desconta apenas C$ 5,37 dos cofres. Pelo Vasco, um trio vive boa fase. O atacante André guardou oito gols na competição e é a melhor média do time: 6,21. No entanto, não é tão barato (C$ 16,34). O mesmo não se aplica aos jovens Marlone (C$ 3,91) e Willie (C$ 2,01). Os dois têm decidido para o Vasco e são ótimos para economizar.
Na TV: TV Globo (apenas para o Rio de Janeiro), com Luis Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Milton Leite e Belletti.
Arbitragem: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE), com Guilherme Dias Camilo (MG) e José Javel Silveira (RS).
Você sabia que... a Portuguesa tem quatro vitórias sobre o Vasco pelo Brasileirão, mas apenas uma em casa? Foi em 2001, por 5 a 4.
INTER x VITÓRIA
QUINTA, 19H30M - ESTÁDIO DO VALE
Parecia ser o momento da arrancada do Inter. E o time vermelho novamente patinou. Nesta terça-feira, em jogo atrasado contra o Santos, os gaúchos levaram 2 a 1 e perderam a chance de colar no G-4. Sem tempo para lamentos, os comandados de Dunga já voltam a campo nesta quinta-feira, desta vez para encarar o Vitória. É preciso melhorar muito o aproveitamento se o Inter, eterno candidato ao título, quiser ser campeão. Já são dez pontos de distância para o líder. Para os baianos, a partida é mais uma etapa na luta por recuperação. Depois de início de campeonato promissor, o Rubro-Negro cai perigosamente na tabela. Nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas e um empate. Para melhorar, o Vitória terá que crescer como visitante. No primeiro turno, só conquistou quatro pontos fora de casa.
Cartola FC: o maior ladrão de bolas do campeonato estará em campo. O meia colorado Willians (C$ 15,69) é sempre promessa de alta pontuação na proteção à zaga. Mas o time da casa precisa vencer. O atacante Scocco (C$ 14,38) vem melhorando jogo a jogo e pode ser o caminho para uma vitória da equipe gaúcha.
Na TV: Premiere FC, com Ramiro Rushel e Mario Marcos.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Janete Mara Arcanjo (MG) e João Patrício de Araújo (GO).
Você sabia que... o Inter era o time que menos tinha perdido no Brasileirão até o jogo contra o Santos? Eram apenas duas derrotas na competição, para Bahia e Náutico. Agora, com três, se iguala a Cruzeiro, Botafogo, Atlético-PR e Corinthians.
FLAMENGO x SANTOS
QUINTA-FEIRA, 21H - MARACANÃ
Tem tudo para ser um dos melhores jogos da rodada. Discretamente, o Santos vai se aproximando do G-4, enquanto o Flamengo segue assombrado pela proximidade da zona de rebaixamento. O Peixe ganhou ainda mais fôlego depois de vencer o Inter nesta terça-feira, em Novo Hamburgo, por 2 a 1. Aproximou-se do G-4 e, ainda com um jogo a recuperar, já pode pular para a quinta colocação. É um campanha surpreendente, especialmente pela péssima imagem deixada pelo clube praiano no massacre de 8 a 0 imposto pelo Barcelona em amistoso no início de agosto. Cabe observar que o Santos tem a segunda melhor defesa do Brasileirão. E enfrentará no Maracanã uma equipe que vem sendo frágil ofensivamente. Nos últimos cinco jogos, o Flamengo só marcou dois gols - ambos ao bater o Vitória por 2 a 1. Não por acaso, pode até ficar entre os quatro piores se perder para o Santos. O clima é de cobrança. Nesta terça-feira, torcedores protestaram na Gávea. Arremessaram laranjas no portão da sede e pediram a saída do diretor de futebol Paulo Pelaipe. O trunfo rubro-negro é o retorno ao Maracanã, palco da classificação às quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, com forte apoio da torcida.
Cartola FC: mais uma chance para o atacante Hernane (C$ 12,95) provar que pode ser titular do Fla. Elias (C$ 17,09) está jogando mais adiantado e pode aparecer no ataque de forma mais constante. Os visitantes apostam no entrosamento da defesa com Edu Dracena (C$ 16,92) e Durval (C$ 13,04) para segurar o rival e, quem sabe, um golzinho de Thiago Ribeiro (C$ 12,35) na frente.
Na TV: SporTV (menos Rio de Janeiro) e Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... o Flamengo tem mais pontos como visitante do que como mandante no Brasileirão? Fora de casa, foram 12 pontos, contra 10 em casa. Mas cabe a ressalva de que o clube mandou jogos fora do Rio de Janeiro, especialmente em Brasília.
SÃO PAULO x PONTE PRETA
QUINTA, 21H - MORUMBI
A agonia que a tabela do Brasileirão escancara ao São Paulo fez a diretoria tricolor novamente trocar de treinador. É uma mudança forte, visto que o profissional demitido é ninguém menos do que o responsável por um dos títulos mundiais do clube, Paulo Autuori. Chega Muricy Ramalho, outra figura emblemática do Morumbi, para tentar tirar o time da zona de rebaixamento - meta medíocre, se comparada ao histórico são-paulino na competição. A estreia é justamente contra outra equipe que se debate contra a queda. A Ponte Preta acumula seis derrotas seguidas no Brasileirão. Faz um mês que não soma um pontinho sequer. O drama fica evidenciado pela matemática: seja qual for a equipe vencedora, ela seguirá entre as rebaixadas nesta primeira rodada do returno. O São Paulo já tem quatro pontos de distância para o primeiro não-rebaixado, e a Macaca está ainda pior: a sete pontos daqueles que se salvam. O técnico Jorginho, tentando encontrar uma equipe confiável no elenco campineiro, não terá o zagueiro Diego Sacoman e o atacante Leonardo, mas tem os retornos de Chiquinho e Rildo - pelo menos um deles deve ser titular. No Tricolor, as novidades são Denílson e Maicon no meio. Ganso está mantido no time, com Jadson no banco.
Cartola FC: afundado no Z-4, o Tricolor tem mais uma chance de se recuperar no Morumbi. Para isso, vai precisar de boas atuações de seus mais decisivos, como Rogério Ceni (C$ 14,13) e Luis Fabiano (C$ 17,68). Rodrigo Caio (14,80) vem sendo um dos maiores pontuadores da equipe nesta temporada. Se desconfiar dos donos da casa, vale uma aposta em William (C$ 16,41), que sempre deixa o seu golzinho pela Ponte.
Na TV: Premiere FC, com Bachin Jr e Ivan Andrade.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP), com Herman Brumel Vani (SP) e Daniel Luís Marques (SP).
Você sabia que... a Ponte só venceu o São Paulo uma vez no Morumbi pelo Brasileirão? Foi em 2003, por 2 a 1. Nos outros dez jogos no estádio pela principal competição do país, ocorreram nove vitórias tricolores e um empate.
ATLÉTICO-MG x CORITIBA
QUINTA, 21H - INDEPENDÊNCIA
O Atlético-MG não perde no Brasileirão desde a 11ª rodada. São oito jogos de invencibilidade. E, mesmo assim, os campeões da América rondam a zona de rebaixamento. Explicação: nesse período, foram seis empates e apenas duas vitórias. Por mais que pareça cada vez mais reintegrado ao campeonato, o Galo não consegue encontrar a tranquilidade que busca para poder pensar no Mundial sem sobressaltos. Precisa somar pontos para usar o Nacional a seu favor, como preparação para a viagem ao Marrocos, em vez de tê-lo como inimigo. Largar com uma vitória no returno pode ser um bom impulso ao time de Cuca, mas o adversário é forte. O Coritiba fez uma boa primeira metade de campeonato. Porém, oscilou mais do que gostaria. A vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo na última rodada, com dois gols de Alex, foi alentadora. O jogador parece voltar ao rendimento do início da competição. Seu rendimento não é a única boa notícia para a torcida alviverde. Diante do Galo, o time escalado deve ser o mesmo usado contra o São Paulo - chance para encorpar mais a equipe e se aproximar do G-4.
Cartola FC: em dia de Galo no Horto, nada mais natural que apostar em Ronaldinho Gaúcho (C$ 17,65) ou em mais uma atuação segura do goleirão Victor (C$ 10,89). Mais barato ainda pode ser apostar em Josué (C$ 8,19), o maior ladrão de bola do time mineiro no Brasileirão. Se achar que os visitantes podem se dar bem, a dica é o lateral Victor Ferraz (C$ 13,96), que, além de qualidades defensivas, costuma apoiar o ataque com desenvoltura.
Na TV: Premiere FC, com Jaime Junior e Bob Faria.
Arbitragem: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS).
Você sabia que... o fator local vem sendo decisivo neste confronto? Os 12 últimos jogos entre as duas equipes pelo Brasileiro terminaram com vitória dos mandantes.
Mais lidas