Futebol

Breno e A. Martins servem de espelho para jovem zagueiro Ricardo Graça

Integrante do grupo de jovens promessas do Vasco da Gama, o zagueiro Ricardo Graça vive sua primeira pré-temporada como atleta profissional. Nesta quinta-feira (04/01), o defensor participou das atividades em período integral, no CT Vargem Grande. Vindo de uma temporada vitoriosa na categoria juniores, e após fazer a transição ao time principal no meio do ano, o jogador encara a oportunidade com muita determinação. No Gigante da Colina desde 2009, ele reforça o desejo de seguir construindo uma grande trajetória em São Januário.

- A primeira pré-temporada como profissional está sendo esse ano. O grupo está muito motivado. Todos voltaram das férias bem fisicamente, ninguém veio abaixo. Todos estão com muita vontade. Queremos grandes coisas esse ano, a começar pelo Carioca e pela Libertadores. A expectativa é a melhor possível. Ano passado fiz a transição do juniores, subi no meio do ano. O Zé Ricardo vem dando oportunidade para os garotos da base, acredito que nesse ano não será diferente. Espero estar preparado dar o meu melhor quando a oportunidade chegar, sempre pensando na equipe - disse.

A experiência no profissional se torna mais fácil quando existem grandes referências, como destacou Ricardo Graça. Os companheiros Breno e Anderson Martins se tornaram espelhos para o jovem zagueiro, que destacou a admiração por ambos.

Foto: Site Oficial do Vascoricardo

- O Breno e o Anderson Martins são espelhos para mim, dois grandes zagueiros. Treinar e aprender com eles se torna bem mais fácil. Tê-los do meu lado aumenta minha motivação. Tento sempre fazer o que eles me dizem, sei que são os melhores conselhos. São extraordinários dentro de campo e têm trajetórias que eu admiro e respeito muito - afirmou.

Outro pilar fundamental na caminhada é a presença companheiros de futebol de base. Destaque por projetar grandes nomes ao futebol, o Vasco segue realizando um trabalho de excelência com a presença de muitas pratas da casa no elenco profissional.

- Ter os nossos companheiros da base aqui é muito importante. É muito legal ver os meninos, até mais novos que eu, brigando por seu espaço no time de cima. Fico muito feliz em ver que a garotada está bem representada - concluiu.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134