Clube

Bruno Nazário é advertido pelo STJD após expulsão contra o CSA

A Segunda Comissão Disciplinar do STJD do Futebol advertiu o meia vascaíno Bruno Nazário. O atleta foi denunciado por desrespeito à arbitragem. O julgamento aconteceu nesta terça, 7 de junho, e a decisão de primeira instância pode ser recorrida.

Vasco e CSA entraram em campo no dia 7 de maio, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. A partida transcorria normalmente quando, aos 44 minutos do segundo tempo, o árbitro aplicou o cartão vermelho direto a Bruno Nazário. A expulsão aconteceu após o meia, que já tinha sido advertido com o amarelo por reclamar acintosamente da arbitragem, insistir nos protestos e ainda dizer: "dá uma para nós p*, c*!".

A Procuradoria denunciou Bruno nos termos do artigo 258, § 2º, II do CBJD, que fala em "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões".

A advogada Patrícia Nogueira minimizou a conduta do jogador e pediu absolvição ou pena mínima convertida em advertência.

“Como a própria Procuradoria ressaltou na manifestação, ele recebeu uma primeira advertência no primeiro tempo e no lance da expulsão ele não aplica a segunda advertência, mas sim o vermelho direto. No entendimento da defesa, parece mais um desabafo do atleta, seria uma forma de reclamação. Reclamar não é proibido. É um linguajar muito comum no campo de jogo, no entendimento da defesa não caracteriza desrespeito, é considerada como um vírgula. O descontentamento é permitido, o que não pode é o desrespeito. Talvez tenha havido um exagero da arbitragem. A ficha disciplinar do atleta só tem uma advertência em 2017", disse a advogada.

O relator Diogo Maia foi sucinto ao proferir o voto.

"Eu entendo que a expulsão não foi apenas pelas palavras ditas. O que gerou, até de forma direta, foi gesticular de forma acintosa e o protesto reiterado. Aplico um jogo convertido em advertência", disse o relator.

Todos os auditores acompanharam a relatoria. Votaram Iuri Engel, Marcelo Vieira e o presidente em exercício Carlos Eduardo Cardoso.

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.

Fonte: STJD
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário