Futebol

Caboclo cita episódio envolvendo Vasco e Corinthians para voltar à CBF

O advogado Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, acionou a comissão de ética com uma petição que pede pelo seu retorno imediato à entidade. Nela, o cartola diz que a Justiça Desportiva brasileira é contra a imposição de sanções não previamente dispostas nas normas, como argumenta ser o seu caso. E relembrou um caso envolvendo Vasco e Corinthians, em 2013. 

O caso citado pela defesa de Caboclo ocorreu em 2013, quando o STJD revogou decisão que impunha sanção de realização de partidas com portões fechados ao Vasco e ao Corinthians em razão de conflitos de torcidas no Mané Garrincha. O tribunal considerou a punição atípica porque não estava prevista nos regulamentos do futebol brasileiro. 

A petição enviada pelo cartola à CBF foi noticiada primeiramente pela jornalista Camila Mattoso, da Folha de S. Paulo. A coluna também teve acesso à documentação. 

O presidente afastado ainda citou a CAS (Corte Arbitral do Esporte), órgão da Fifa, que exige que infrações e sanções sejam previamente definidas por lei e devem impedir adaptação das regras existentes para permitir a aplicação em situações ou condutas que o legislador não pretendia penalizar. 

"A CAS já decidiu do mesmo modo até mesmo em caso que figurava a máxima instância esportiva mundial, o Comitê Olímpico Internacional (COI), que pretendia impor medidas restritivas não obedientes ao princípio da legalidade", disse o dirigente, relembrando casos de punições por doping nas Olimpíadas de Sydney 2000). 

Em sua defesa, Caboclo afirmou que a comissão de ética baseou sua decisão em prerrogativas exclusivas de outros poderes da CBF. Segundo ele, nenhuma das normas citadas pelo órgão para fundamentar o afastamento são pertinentes às funções do comitê.

"Mais do que isso, não há na decisão transcrita qualquer menção à parte do estatuto da CBF que dispõe acerca das funções da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, mesmo porque não há nele nenhuma prescrição referente à suposta prerrogativa da CEFB dispor do poder de afastar preventivamente ou de modo cautelar dirigentes da entidade, muito menos o seu presidente", acrescentou o dirigente.

Caboclo também citou prejuízo às convocações da seleção, que segundo ele já se mostrou evidente pelas ausências de jogadores na equipe de Tite e de alguns clubes na lista olímpica do treinador André Jardine.

"Isso porque estavam sob o comando do peticionante essas composições para liberação de atletas, e que em razão do inoportuno afastamento que lhe foi imposto, inúmeros pré-acordos foram descumpridos, relegando à Seleção defender a medalha de ouro olímpica sem sua principal força", acrescentou.

O comitê de ética da CBF foi procurado para comentar a defesa, mas afirmou que, em respeito ao sigilo, nada poderia informar. Isso será feito apenas após a decisão final e definitiva do caso se tornar pública.

A comissão determinou no último dia 6 de junho afastamento de Rogério Caboclo do cargo de presidente da CBF por pelo menos 30 dias, com possibilidade de prorrogação, para se defender devidamente da denúncia de assédio moral e sexual, protocolada por uma funcionária da CBF, como informado primeiramente pelo GE.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150