Clube

Calçada minimiza atitude de Eurico na Justiça

O ex-presidente Antônio Soares Calçada, considerado pelo presidente Eurico Miranda como responsável pela utilização de laranjas na contabilidade do Vasco, disse ontem que já está informado do depoimento de seu vice-presidente na época em que comandou o clube e garante que tudo será esclarecido. Mas se recusou a comentar as declarações ou se defender.

- Um advogado, presente à audiência, disse que não é nada tão grave, não. Mas não tenho nada mais a declarar sobre o assunto. Estou em trânsito e não posso falar mais - disse, desligando o celular imediatamente.

Segundo Eurico Miranda, o dirigente, que presidiu o clube por 18 anos - de janeiro de 1983 a janeiro de 2001 - cumprindo seis mandatos, autorizou o uso de conta particular, do funcionário Aremithas Lima, para movimentar dinheiro do clube. As contas do Vasco estavam bloqueadas por determinação da Portuguesa de Desportos, que queria garantir o pagamento do passe do atacante Denner, que falecera num acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Chacota - A programação de um amistoso contra um time de veteranos alemães, em São Januário, para beneficiar Romário, que busca incessantemente o milésimo gol, acabou virando motivo de chacota na imprensa internacional. O amistoso seria mais um do Projeto Romário, para ajudar o atacante a chegar aos mil gols, mas acabou virando apenas um jogo-treino, porque Romário, percebendo o ridículo da situação, se recusou a entrar em campo. O supervisor Nilson Gonçalves assumiu a culpa pela realização do jogo-treino.

Em Portugal, o jornal Record destacou: \"\"O clube carioca foi longe demais: marcou um amistoso particular com uma equipe alemã desconhecida. Estavam os jogadores já equipados e os árbitros prontos, quando os germânicos entraram em campo: entre carecas e barrigudos, nenhum tinha menos de 35 anos.\"\"

O As, da Espanha, publicou que \"\"Os jogadores do LTS Bremerhaven reluziam carecas mais pronunciadas que a de Romário e barrigas pouco comuns entre futebolistas\"\". Também na Espanha, a agência EFE disse que \"\"Romário chegou a entrar no gramado, mas quando viu os rivais deu meia volta e regressou ao vestiários\"\". O site da ESPN em espanhol afirmou ainda que \"\"Romário se negou a aumentar a conta contra time de quarentões e cinqüentões\"\".

Fonte: JB Online
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (37,50%)
Empates 3 (37,50%)
Derrotas 2 (25,00%)
Total 8
Gols
Marcados 11 (64,71%)
Sofrido 6 (35,29%)
Total 17
Saldo 5
Cartões
Amarelos 6 (75,00%)
Vermelhos 2 (25,00%)
Total 8