Futebol

Caldeira explica principal motivo para mudança no horário dos treinos

Pela primeira vez na temporada 2021, o Vasco jogará às 11h. O duelo neste domingo, contra o Botafogo pelo primeiro jogo da final da Taça Rio, obrigou a comissão técnica vascaína a mudar a programação que vinha sendo seguida nas últimas semanas e dois treinos foram marcados para de manhã, na sexta e no sábado, no mesmo horário do clássico.

O diretor médico do Vasco, Gustavo Caldeira, explicou que o principal motivo para os dois treinos às 11h é mais para os jogadores regularem o sono e diminuírem o impacto da mudança de horário.

"Nós achamos por bem colocar os dois últimos treinamentos no mesmo horário do jogo. Não esperamos tornar a rotina dele completamente adaptável a treinar e jogar de manhã, até porque sabemos que isso leva tempo. A nossa ideia é que o atleta regule o seu sono, passando a dormir mais cedo para acordar mais cedo, saindo da rotina de um dia normal, quando a maioria acorda meio-dia. Isso minimiza aquela sensação de fadiga pela manhã", explicou o médico ao site oficial do Vasco, contando outro motivo para a mudança.

"Além disso, temos também o ponto de vista nutricional. O atleta precisa testar o corpo dele, até para saber o que pode ou não comer pela manhã antes de fazer uma atividade física intensa. Cada atleta reage de uma forma diferente. Então, se não testarmos antes do jogo, corremos o risco de algum problema acontecer".

Fonte: Jornal Meia Hora
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 22/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15