Cambista ensina ao LANCE! como comprar 20 ingressos para a primeira final

04/07/2006 às 07h45 - FUTEBOL

Na sede do Fluminense, o cambista que se identificou como Paulo Berbt (não foi mostrado nenhum documento) saiu da fila muito tranqüilo com o seu bolinho de 20 ingressos. Questionado pelo repórter sobre como tinha conseguindo comprar aquela quantidade de entradas, Paulo, de 22 anos, calmamente começou a sua aula.

Segundo o cambista, o processo é simples. O primeiro passo é entrar normalmente na fila e comprar os dois ingressos permitidos. Depois, é tentar chegar no caixa ao lado e comprar novamente.

Outra estratégia utilizada é abordar torcedores comuns que estão na fila para comprar apenas um ingresso e dar o dinheiro para eles comprarem um segundo ingresso para o próprio Paulo. E por aí o número de bilhetes vai aumentando.

Mas Paulo reconhece que não é em todo lugar que ele consegue concluir seus planos com sucesso.

Na Gávea e em General Severiano, segundo o cambista, a missão é bem mais complicada.

- Antes de chegar aqui, passei pela Gávea e nem saltei do carro.

Percebi de longe que daria confusão se eu tentasse qualquer manobra.

Lá sempre acaba em confusão. Aqui nas Laranjeiras a situação é bem mais tranqüila e eu posso desenvolver o meu trabalho - afirmou.

Cambista desde os 18 anos, e não só em partidas de futebol, Paulo reconhece que não é a profissão ideal. Mas por estar necessitando do dinheiro para pagar a faculdade de Educação Física que cursa, o \"trabalho\" acaba virando o ideal.

- Esse ramo é um investimento certo. Dificilmente se perde dinheiro, você só tem a lucrar. Em um jogo como esse, então, que a procura é muito grande, vou ter um bom faturamento - garantiu.

Paulo já decidiu a sua estratégia para o primeiro jogo da final. Quando os ingressos se esgotarem, ele vai começar a revender. E o preço?

No mínimo R$ 50, quase o dobro do valor correto na bilheteria.

- A torcida vai comprar. Nem todo mundo tem tempo de enfrentar uma fila dessas e a solução é sempre nós, cambistas - reconheceu.

Na manhã de ontem foram \"apenas\" 20 ingressos. Mas Paulo afirmou que hoje irá, mais uma vez, rodar os pontos de venda e comprar mais ingressos para a final.

Fonte: Lance