Clube

Campello cita denúncias e explica demora na avaliação de novos sócios

A demora na aprovação - ou não - dos pedidos associação do Vasco tem gerado reclamação de torcedores e poderes do clube. No último dia 25, o Conselho de Beneméritos endereçou a Alexandre Campello um pedido de adoção de providências para as propostas de novos sócios. Nesta terça-feira, o presidente do Cruz-Maltino protocolou uma resposta, justificando, com "situações suspeitas", os critérios de avaliação dos pedidos (leia, no fim da matéria, a íntegra do documento).

Em carta, à qual o GloboEsporte.com teve acesso, Alexandre Campello explicou os motivos que têm, de acordo ele, provocado a demora. O presidente destacou o aumento no número de pedidos de associação a partir de 1º de julho, quando foi aprovada a diminuição da joia para R$ 750.

Campello justifica, no documento, que o Vasco tem sido cauteloso por causa de denúncias encaminhadas à diretoria e alega já ter aprovado 500 propostas de novos sócios.

Foto: Caíque AndradeCampello se posiciona após reunião na CBF
Campello se posiciona após reunião na CBF

"A diretoria teve ciência da vinda de ônibus fretados à sede de São Januário transportando grupos de 30 e 40 pessoas para se associar simultaneamente na secretaria ou megaloja. Há também vários testemunhos de que sócios passaram a fazer uma espécie de plantão na secretaria assinando, na condição de proponentes, fichas de adesão de pessoas que lhe eram apresentadas naquele exato instante".

De acordo com o presidente, a prática burla o Estatuto Social do Vasco, que diz, em seu artigo 14, que "o proponente é responsável pelas indicações contidas na proposta".O documento também relata que há sócios que assinaram mais de 40 fichas de adesão e até 130 propostas assinadas pelo mesmo proponente.

O documento também relata adesões e primeiras mensalidades pagas no cartão de crédito de terceiros, "muitas das vezes dos próprios proponentes".

Vale lembrar que a última eleição do Vasco, realizada em 2017, terminou na Justiça e chegou a ser anulada por causa de denúncias de fraudes. Depois, porém, viu "risco de instabilidade" e manteve válido o resultado no pleito.

Leia, abaixo, a íntegra da carta entregue por Campello aos poderes do Vasco:

 

Fonte: (ge)
  • Domingo, 03/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Flamengo Flamengo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Puma 5
Spinelli 5
Jogos
Vitórias 10 (37,04%)
Empates 9 (33,33%)
Derrotas 8 (29,63%)
Total 27
Gols
Marcados 38 (56,72%)
Sofrido 29 (43,28%)
Total 67
Saldo 9
Cartões
Amarelos 51 (91,07%)
Vermelhos 5 (8,93%)
Total 56