Futebol

Campeonato Carioca perde impacto nas contas do Vasco e será usado como teste

Foto: Pixabay

O ano de 2022 será importante para o futuro do Vasco, principalmente após os fracassos na temporada passada. A principal meta atualmente é o retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro, mas antes disso será preciso disputar um estadual em crise e com pouco impacto financeiro. Desde o ano passado, o dinheiro distribuído aos clubes cariocas caiu bastante, e isso fez com que a disputa perdesse a importância. Entretanto, ainda será um bom teste para o elenco do Vasco que vai disputar a temporada.

Um dos principais motivos dessa decadência do Campeonato Carioca é a saída da Rede Globo nas transmissões, algo que aconteceu no ano passado. A reportagem do blog Betway Insider explica que isso aconteceu após a disputa judicial iniciada com a Medida Provisória da Lei do Mandante. O contrato válido até 2024 com a emissora carioca foi rescindido, e os clubes acabaram sofrendo com isso. Se antes o Vasco receberia R$ 18 milhões sozinho, agora é preciso dividir R$ 24 milhões com as outras 15 equipes na disputa pelo título estadual.

Isso representa uma queda de faturamento acima dos 80%, algo que causa um grande prejuízo para um Vasco em crise financeira. O artigo explica que ainda é cedo para definir o futuro da competição carioca, principalmente sem um forte acordo de transmissão com alguma emissora. A ideia é que se repita o que aconteceu no Campeonato Paulista, onde a TV Record e outros canais demonstraram interesse nos jogos. De qualquer forma, é um enfraquecimento da disputa.

Vasco vai testar o elenco

Apesar da pouca resposta financeira, o Campeonato Carioca de 2022 será importante para o Vasco testar o elenco para o resto da temporada. A equipe fez algumas contratações, trouxe o treinador Zé Ricardo e agora precisa montar um conjunto que consiga bons resultados. Esses jogos no início da temporada são essenciais para identificar erros e ajustar alguns jogadores. No ano passado, por exemplo, o fracasso vascaíno na disputa já dava sinais dos problemas que viriam no decorrer da temporada.

Ou seja, o torneio estadual ainda continua sendo importante, e a tradição muitas vezes fala mais alto. Uma vitória em um clássico contra o Flamengo pode ser motivadora para os torcedores do Vasco. Esses aspectos são essenciais para que a disputa ainda tenha uma certa importância, mesmo sem um grande impacto nas finanças. O futebol está mudando, mas algumas tradições se mantêm.

Essa é a opinião do jornalista Celso Unzelte, que conversou com a equipe da Betway, site de apostas esportivas, sobre a situação dos estaduais. Ele acredita que o principal problema é a falta de organização, e que as federações precisam acordar ou os campeonatos locais devem acabar rapidamente no futuro. Os problemas na hora de negociar a transmissão das partidas, por exemplo, precisam ser superados para que todos saiam ganhando.

Em busca de títulos

Outro aspecto importante para o Vasco é a oportunidade de voltar a levantar uma taça, algo que não ocorre desde 2016. A equipe cruzmaltina tem poucas hipóteses na Copa do Brasil, e ainda disputa a Série B. Isso significa que a maior aposta pode ser no Campeonato Carioca. Um objetivo que parece simples, mas que pode ser complicado pelo nível dos maiores rivais. Porém, vencer isso seria uma boa forma de começar uma temporada tão importante como é a de 2022.

A situação do Vasco não é das melhores, mas esse ano a promessa é de uma reviravolta, que pode começar no Carioca. A disputa não tem a mesma importância do passado, mas isso não quer dizer que ela não tem representação. Os estaduais fazem parte da tradição cultural no Brasil, e respeitar isso é essencial para que o futebol se mantenha tão forte por aqui. Conquistar a taça carioca é um passo para frente, mesmo sem tanto retorno financeiro.

O elenco vascaíno ainda está sendo reformulado, e os primeiros testes vão acontecer durante a Taça Guanabara e a Taça Rio. Por isso, é importante para o torcedor acompanhar as partidas do Campeonato Carioca, principalmente para entender como o elenco vai chegar para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Algo importante, seja para criticar ou então para apoiar ainda mais durante as rodadas.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 28/11/2021 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Londrina Londrina 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio do Café
  • (26/01 - Qua) ou (27/01 - Qui)
    Vasco Vasco
    Volta Redonda Volta Redonda
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • (29/01 - Sáb) ou (30/01 - Dom)
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • (02/02 - Qua) ou (03/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • (05/02 - Sáb) ou (06/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã