Um estádio de futebol se tornou palco para muitos mais eventos do que simplesmente as partidas dos clubes. Neste último sábado, por exemplo, o Allianz Parque recebeu o Campeonato Brasileiro 2015 de League of Legends, jogo virtual que atrai milhões de seguidores em todo o planeta e movimenta premiações milionárias para os campeões dos grandes eventos.
Em um mega-evento preparado em parte do estádio palmeirense, gamers de todo o país se reuniram para prestigiar a competição. Segundo a organização, 12 mil pessoas compareceram ao Allianz Parque para o evento. O número por si só já demonstra a grandiosidade desta ‘febre', mas impressiona ainda mais em comparação ao Campeonato Brasileiro.
Se o Allianz Parque recebe 12 mil pessoas somente para um evento de jogos virtuais - justo lembrar que o Palmeiras possui a melhor média de público da Série A (33.890 pessoas, segundo o Footstats) -, alguns dos maiores clubes do país passam longe desta conta no principal campeonato de futebol.
Os casos mais alarmantes são de Santos e Vasco. Donos de camisas pesadas, os alvinegros da Vila Belmiro e de São Januário perderiam na disputa direta para o campeonato de League of Legends realizado no estádio palmeirense.
Em 16 rodadas de Campeonato Brasileiro, o Santos atraiu em média somente 8.602 pessoas por partida - sem contar o público da noite do último sábado contra o Coritiba. O Vasco, mesmo em situação pior na tabela, supera os paulistas por pouco: 8.706 torcedores por jogo em casa.
A Série A se encontra quase que na metade da disputa, e Santos e Vasco, na média, não conseguiram atrair um público parecido ao de um campeonato de jogos virtuais. Aliás, se entrasse na tabela de classificação, o League of Legends ocuparia a 13ª posição em popularidade.
Além de Vasco e Santos, os quatro catarinenses (Joinville, Avaí, Figueirense e Chapecoense), Ponte Preta e Goiás também possuiriam público abaixo ao do campeonato realizado no Allianz Parque. Os jogos virtuais saíram das telas para ocupar os estádios cada vez mais vazios do Campeonato Brasileiro.
Mais lidas