Futebol

Campeonato Paranaense 2021 reúne velhos conhecidos do Vasco; veja lista

O Campeonato Paranaense 2021 começa neste sábado e vai contar com vários jogadores que são conhecidos no cenário nacional, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, e que agora reforçam os times locais no estadual.

A lista conta com nomes como o meia Bernardo, ex-Vasco, Cruzeiro e Coritiba, que vai jogar pelo Rio Branco-PR, o lateral-esquerdo Carlinhos, bicampeão brasileiro com o Fluminense e agora contratado pelo Maringá, e o goleiro Renan, atualmente no Paraná Clube e que foi bicampeão da Libertadores com o Internacional.

Tem ainda atacante ex-Palmeiras e Atlético-MG, jogador que foi para o Santos por convite de Neymar, defensor que passou pelo Grêmio e jogou a Champions... Veja os "medalhões" que vão disputar o Campeonato Paranaense 2021:

Bernardo – Rio Branco-PR

O meia de 30 anos foi revelado pelo Cruzeiro e soma passagens por Goiás, Vasco, Santos, Palmeiras, Ceará, Coritiba e outros clubes do Brasil, além de atuar também na Coreia do Sul, no Kwait e em Hong Kong, onde jogou por último. Ele não joga desde novembro e acertou com o Rio Branco-PR neste ano.


Carlinhos – Maringá

O lateral-esquerdo começou a carreira no Santos, passou por Cruzeiro e Mirassol até se destacar com o Santo André em 2010, quando foi vice-campeão do Paulistão. A atuação levou o jogador ao Fluminense, onde se destacou e foi bicampeão brasileiro, em 2010 e 2012. Em seguida, ele jogou por São Paulo, Internacional e Paysandu. O último clube foi o CSA, em 2019. Depois de mais de um ano sem jogar, Carlinhos, aos 34 anos, acertou com o Maringá para o estadual.
 

Ricardo Bueno – Operário-PR

O atacante está com 33 anos e foi contratado pelo Operário-PR no fim de outubro. Na Série B do Brasileiro, ele mostrou o faro de artilheiro e marcou nove gols em 18 jogos. Antes do Fantasma, Ricardo Bueno foi artilheiro do Paulistão de 2010 pelo Oeste e soma passagens por Grêmio, Atlético-MG e Palmeiras. Após rodar pelo Brasil e também pelo exterior, ele jogou nos últimos anos por Ceará e CSA.

Celsinho – Londrina

Aos 32 anos, Celsinho voltou ao Londrina em 2020, ajudando no acesso à Série B do Brasileiro. Ele já tinha passagens pelo Tubarão entre 2013 e 2017 e foi campeão paranaense em 2014. O meia começou na Portuguesa, em 2005, quando chamava atenção pela habilidade e pela semelhança com Ronaldinho Gaúcho. Foi vice-campeão Mundial com a seleção sub-17, ao lado do lateral Marcelo e do meia Renato Augusto. Passou por Rússia, Portugal e Romênia e jogou ainda por outros times, como Figueirense, Fortaleza, Paysandu e Santa Cruz.
 

Renan – Paraná Clube

Aos 36 anos, o goleiro tem um currículo de peso. Foi bicampeão da Libertadores com o Internacional, onde viveu o melhor momento. Jogou pela seleção brasileira e disputou as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Passou por Valência e Xerez, da Espanha. Depois defendeu Goiás, Ceará, São Bento, Esportivo-RS, Pelotas e, agora, o Paraná Clube. Está no Tricolor desde dezembro e não conseguiu evitar a queda à Série C.

Diego Giaretta – FC Cascavel

O zagueiro tem 37 anos e já jogou pelo Botafogo, onde foi campeão da Série B em 2015, sendo titular em 30 partidas. Entre outros clubes, ele passou ainda por Grêmio, Figueirense, Grêmio Barueri, Atlético-GO, Criciúma, Vila Nova-GO e Guarani, além do Mirassol. O jogador atuou ainda na Coreia do Sul e na China. O jogador acertou com o FC Cascavel em dezembro.
 

Pedro Botelho – Rio Branco-PR

O lateral-esquerdo de 31 anos vai jogar o estadual pelo Rio Branco-PR pela segunda vez consecutiva. Ele se profissionalizou no Figueirense e passou quatro anos no futebol espanhol, onde defendeu Salamanca, Celta de Vigo, Cartagena, Rayo Vallecano e Levante. No retorno ao Brasil, jogou pelo Athletico e pelo Atlético-MG, e depois foi para o Estoril, de Portugal. Atuou ainda por Boavista, CRB, Vitória e São Bento.
 

Pedro Ken – Operário-PR

O volante de 33 anos está no Operário-PR desde 2020 e teve o contrato renovado. Revelado pelo Coritiba, Pedro Ken passou por Cruzeiro, Avaí, Vasco, Vitória, Terek Grozny e Ceará. Ele soma cinco acessos à Série A do Brasileiro na carreira, sendo um com o Coxa, um com o Vasco, dois com o Vitória e outro com o Ceará.

Zezinho – Rio Branco-PR

Apesar dos 28 anos de idade, Zezinho já rodou pelo futebol brasileiro. Promessa nas seleções de base, o jogador foi revelado pelo Juventude e acabou contratado pelo Santos por convite de Neymar. Depois jogou por Bahia, Athletico, Chapecoense, Ceará, Paraná Clube e São Bento, além do Nacional, de Portugal. Vai defender o Rio Branco-PR pelo segundo estadual consecutivo.

Anderson Salles – Paraná Clube

Criado e revelado pelo Santos, o zagueiro tem passagens por times do interior paulista, como Bragantino, Ituano, Grêmio Barueri, Grêmio Novorizontino, São Bento e Ferroviária. O zagueiro também atuou no Vasco (entre 2014 e 2015), Goiás e Santa Cruz, além do Bhayangkara, da Indonésia. Ele estava no Santo André antes de acertar com o Paraná, neste ano. Está com 33 anos.

Neuton - Azuriz

Neuton foi revelado pelo Grêmio. Ele subiu ao profissional do time gaúcho em 2010 e no ano seguinte foi vendido para a Udinese, da Itália, por 1 milhão de euros. Foram duas temporadas no clube italiano, disputando Champions League e Europa League. Depois foi para o Watford, da Inglaterra. Neuton tem passagens pela Chapecoense, por Granada e Albacete, ambos da Espanha, e Pistoiese, da Itália, além de um time do Chipre. De volta ao Brasil, atuou também por Juventude e Londrina, entre outros times. Chegou ao Azuriz em 2020, levando o jovem time à elite do estadual.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário