Clube

Campeão brasileiro fora da Sul-Americana

No regulamento do Campeonato Brasileiro que a CBF divulgou nesta terça-feira há uma modificação com relação à classificação de clubes para a Copa Sul-Americana. Até o ano passado, ao campeão brasileiro era dado o direito único de disputar tanto a Taça Libertadores, disputada no primeiro semestre, quanto a Copa Sul-Americana, no segundo, o que não acontecerá mais em 2009. Este ano, o São Paulo, campeão brasileiro do ano passado ainda disputará a competição do segundo semestre.

Com isso, no Campeonato Brasileiro deste ano, conseguirão vaga para a Copa Sul-Americana de 2009, os times que ficarem entre o quinto e o 12º lugares. No artigo 7º do Capítulo II do regulamento do Brasileirão deste ano diz que "as vagas brasileiras na Copa Sul-Americana de 2009 serão ocupadas pelos clubes classificados nas oito posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Copa Libertadores de 2009", que terão os quatro primeiros colocados da competição nacional mais o campeão da Copa do Brasil.

E no parágrafo único do mesmo artigo está que "nenhum clube, em nenhuma hipótese, poderá disputar as duas competições da Conmebol, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana."

Fonte: ge