🚨É claro que a diminuição de datas é o principal, mas agora vamos falar da competitividade do Carioca?
⚠️Simplesmente serão 6 jogos, que agora sim, não valerão absolutamente nada para os grandes
🗣️Em um grupo de 6 onde 4 se classificam, é praticamente impossível um grande ficar de fora
🧠Lembrando que esse ano o Botafogo ficou de fora, o Flu antecipou time titular para não ficar de fora. Isso não existirá mais
❌O estadual vai começar somente no mata-mata mesmo. Péssimo para a competição
🧠Aí se a gente pensar que a solução para isso, seria também ótima para o objetivo principal que é a redução no número de jogos
✅Classificando-se somente 2 de cada grupo, esse problema da competitividade não existiria e ainda teríamos uma data a menos no estadual
🗣️Vamos falar a verdade. Isso está acontecendo para ter mais uma data de mata a mata. Abrir mão de tudo isso para ter renda em mais uma partida que nem gera tanto lucro assim, vale a pena? A quem interessa isso?
Fonte: X Futebol no Rio
Carioca prepara redução para 10 datas para 2026, só Paulista segue inchado
A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) prepara a redução de datas do Carioca para 2026. O campeonato deve ter 10 datas, queda significativa dos 15 jogos por time de 2024.
A entidade do Rio segue uma tendência de outras federações estaduais com times na Série A.
Rio Grande do Sul e Minas Gerais já farão seus campeonatos com 12 datas. Pernambuco terá 10 ou 11 jogos por time, o Ceará, 11. A Bahia ainda tem 13 datas em seu Estadual.
A exceção é a Federação Paulista de Futebol que mantém o Paulista com 16 datas. Além disso, há outras entidades estaduais sem times na Série A que fazem campeonatos maiores, mas o impacto no calendário é menor pois os times não têm competições sul-americanas.
Logo após o Estadual, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, começou a discutir a redução de datas do campeonato. Sua tese é de precisava ter um produto mais atrativo com menos jogos.
Houve uma discussão com clubes grandes, principalmente o Flamengo. O presidente rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, também se mostrou favorável à redução, dizendo que queria jogar menos. Botafogo e Fluminense também têm ido na mesma linha.
Assim, Rubinho pediu ao departamento técnico para fazer uma proposta de campeonato com 12 datas. A ideia era dividir os 12 times em dois grupos e depois fazer mata-matas.
Mas, no curso dos debates, o presidente da Ferj decidiu reduzir ainda mais o Estadual para chegar a 10 datas. A proposta da federação será com o campeonato deste tamanho.
O formato final, de qualquer forma, só será aprovado no Conselho Arbitral da Ferj. Ou seja, os clubes é que vão bater o martelo se ocorrerá de fato a redução, mas há uma tendência neste sentido entre os grandes do Rio. O encontro deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Com as reduções de datas dos Estaduais, paulatina, é possível ter um calendário menos asfixiado no ano de Copa do Mundo de 2026. Mas o Paulista ainda pode ser um empecilho por ter 16 datas.