Clube

Carlos Alberto: ‘O Vasco foi a grande virada na minha vida e na minha carrei

Carlos Alberto despontou para o futebol em 2002, quando iniciou a carreira no Fluminense. Dois anos depois, negociado com o Porto, o jogador conquistou uma Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Tudo isso com apenas 19 anos. Após idas e vindas, passagens por Corinthians, São Paulo, Botafogo e Werder Bremen, da Alemanha, o meia se transferiu para o Vasco, rebaixado à Série B. Onze meses depois e prestes a recolocar os cariocas na elite do futebol brasileiro, o camisa 19 sabe que, apesar de jovem, a vida já o fez aprender o suficiente para não repetir os erros do passado.

Sempre ponderado em suas respostas e sem fugir de nenhum assunto, Carlos Alberto conversou com o GLOBOESPORTE.COM na manhã da última quinta-feira, no Vasco-Barra. Na conversa, ele comentou as declarações de José Mourinho, técnico do Inter de Milão, que falou do seu desempenho na Europa, da vontade de disputar uma Copa do Mundo, e fez uma revelação sobre o futuro de sua própria carreira.

GLOBOESPORTE.COM: Uma vez você falou sobre a sua carreira e que poderia não ter dado certo no futebol por contas de algumas atitude. Isso é verdade?

CARLOS ALBERTO: Realmente. Eu tinha tudo para dar errado na carreira, mas dei certo.

E quais os motivos fariam você não dar certo?

Tem coisas que eu não posso falar. Só poderei comentar quando eu parar de jogar. Quem sabe um dia eu não te conte (risos).

Alguma coisa te atrapalhou para achar que não poderia dar certo? As atitude dentro e fora de campo?

Sempre procurei ser um cara franco. A minha conduta na época não era boa. Deixei de fazer algumas coisas em alguns momentos. Mas tudo isso se dá pela idade. Eu era muito novo. Mas, hoje em dia, vejo muito quarentão fazendo coisas que eu fazia quando tinha 20 anos. Que bom que eu cansei ainda jovem. Tenho mais uns dez anos de carreira pela frente e mais uns 30 para me tornar um homem ainda melhor.

Qual foi a sua maior virtude para dar certo?

Ser persistente. Deus me abençoou. Tenho uma família que me apoiou o tempo, grandes amigos e a minha assessoria.

Qual episódio marcou essa virada na sua carreira?

Não costumo lembrar de coisas ruins. Prefiro pensar nas coisas boas que eu preciso fazer para não voltar a ser aquela pessoa de antes. Tenho mais sucessos do que insucessos na minha carreira. O problema é que eu sempre encarei as coisas de frente e isso ficou mais exposto na minha vida. Acho que essas coisas aconteceram pela minha franqueza e muitos vezes eu fui mal interpretado. Sempre falei a verdade e isso, às vezes, atrapalha.

O que significa o Vasco para você?

Foi a grande virada na minha vida e na minha carreira.

A lista do técnico Dunga está praticamente fechada para a Copa do Mundo de 2010. Com essa virada e com apenas 24 anos, você já almeja chegar à seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil?

Está cedo para afirmar que não dá para ir para a próxima Copa. Se eu tiver 32 anos e ainda acreditar, eu vou buscar os meus objetivos. Às vezes, o cara que tem 20 não pensa assim e acaba não alcançando os seus sonhos. O importante é sempre acreditar. Sou bom naquilo que eu faço. Se eu não pensar assim, não chego a lugar nenhum. Não sou pior e nem melhor do que ninguém. O segredo é acreditar no que você pode fazer.

Na semana passada, o técnico José Mourinho, do Inter de Milão, citou o seu nome em uma entrevista coletiva. Ele foi questionado se já havia trabalhado com um jogador que tivesse se deslumbrado com a Europa. O que você achou da declaração do seu antigo treinador?

Os jogadores na Europa vivem uma situação mais luxuosa. Na Europa é mais fácil você se deslumbrar e ter as coisas mais fáceis. No Brasil, o pode aquisitivo é diferente. Sei que ele falou que não sabe onde eu ando, mas se eu tiver a chance de falar com ele um dia, eu vou dizer o quanto estou feliz aqui no Vasco. Sempre que o Mourinho fala, eu paro para ouvir. As coisas que ele fala só servem para somar. Quando ele fala, eu lembro do tempo em que trabalhei com ele e começo a analisar o que ele comenta. O Mourinho é estudioso, sempre foi direto e esclareceu as coisas para os jogadores.

Você sempre cita o José Mourinho como o treinador mais importante da sua carreira. Mas ainda há pouco você disse que o Vasco foi responsável pela virada na sua carreira. Qual é a importância do Dorival Júnior nisso tudo? Ele entrou para a galeria do Mourinho?

O  Dorival foi o treinador que mais manteve o meu equilíbrio. Foi quem me ajudou a ter uma sequência. Não fiz uma temporada de altos e baixos. Dentro da temporada, eu fiz partidas maravilhosas e consegui uma média boa de atuações. Digo isso até pelos comentários de vocês (imprensa). O que eu posso dizer é que esse ano está sendo maravilhoso.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário